A Bovinocultura Paulista em Números: uma breve consideração

            A importância da bovinocultura no Estado de São Paulo é amplamente reconhecida por diferentes fatores. Com um rebanho estimado em 11,6 milhões de cabeças1 e composto por 99,5% de bovinos e 0,5% de bubalinos, o estado tem na pecuária de corte bovina sua maior representatividade quantitativa e econômica. Dentro do total de bovinos, 54% destinam-se à produção de carne, 34,6% compõem o chamado rebanho misto e 11,4% formam o rebanho leiteiro2, enquanto o rebanho bubalino tem como principal finalidade a produção de leite. De acordo com os dados do último Censo Agropecuário do IBGE3, São Paulo situa-se na 8ª posição nacional em número total de cabeças, referente a valores contabilizados em 2006.

            É importante considerar, quando observadas informações quantitativas de rebanho, que a pecuária é uma atividade dinâmica e responde rapidamente às ações de fatores externos, como os de mercado e sanitários, por exemplo, que refletem em impactos no tamanho da população, portanto, qualquer análise dessa natureza deve estar sempre acompanhada da referência temporal. Os dados aqui utilizados de número de cabeças e localização geográfica dessas populações foram obtidos junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), que possui um banco de dados próprio e informatizado dos rebanhos paulistas. Esses valores são os que retratam oficialmente os animais existentes em maio de 2008, considerados de acordo com a distribuição das propriedades às quais pertencem dentro das áreas de abrangência e atuação dos escritórios regionais4 da CDA.

            Sobre a distribuição territorial da pecuária bovina paulista ocorre uma visível concentração nas áreas da região oeste do estado onde um terço do rebanho total se distribui entre apenas 5 regionais, na forma que se segue: Presidente Prudente registra 7,5% do total de cabeças; Presidente Venceslau, 7,3%; Andradina, 5,3%; General Salgado possui 4,7%; e São José do Rio Preto, 4,2% (Figura 1).
 


Figura 1 - Distribuição do Rebanho Bovídeo Paulista, por Regional, Maio 2008.

 
Fonte: CDA.

            Observa-se também que existe uma distribuição heterogênea do rebanho de acordo com a finalidade de produção, por regional, como pode ser conferido na figura 2.

Figura 2 - Distribuição do Rebanho por Destino da Produção, por Regional, 2007.

 
Fonte: Banco de dados do IEA.

            Também na região oeste do estado se concentram as grandes criações de gado de corte. Para esse segmento a regional que apresenta maior participação na produção de carne bovina é Presidente Prudente que produz 9,1% do total paulista, seguida pela vizinha Presidente Venceslau com 8,6% do total. A pecuária leiteira localiza-se no oposto do estado, no Vale do Paraíba, onde o destaque de produção fica por conta da regional de Pindamonhangaba que responde por 9,9% do total do leite produzido. A pecuária leiteira de bubalinos, por sua vez, tem maior ocorrência nas regionais de Registro e Itapetininga, locais que concentram, respectivamente, 32,8% e 11,1% da população dessa espécie (Figura 3).

Figura 3 - Distribuição da População de Bubalinos, por Regional, Maio 2008.

 
Fonte: CDA.

            Em relação ao número de propriedades com bovídeos por regional, a de Pindamonhangaba, que ocupa o 12º lugar em tamanho de rebanho, com o maior número de propriedades registradas, equivale a 5,4% do total. Presidente Venceslau possui 7,3% do rebanho e aparece com 4,9% das propriedades, ocupando o segundo lugar nos dois critérios (Figura 4). A aparente disparidade se deve a duas razões: à extensão territorial das regionais e ao tipo de criação predominante em cada uma delas. Verifica-se que as regionais onde predominam a produção de leite tendem a ter ocupação mais intensiva das propriedades, com um número reduzido de animais em espaço menor, quando comparadas àquelas que têm como principal atividade a criação de gado de corte e possuem maior número de animais no sistema de criação extensiva (Figura 5).

Figura 4 - Distribuição das Propriedades com Bovídeos, por Regional, Maio 2008. 

Fonte: Elaborada pela autora com dados da CDA.
 

Figura 5 - Média de Animais por Propriedade, por Regional, Maio 2008.

 

Fonte: Elaborada pela autora com dados da CDA.

            A área de pastagens está calculada em 9.185,7 mil hectares e concentra-se na região oeste onde as regiões administrativas de Marília, Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto somam juntas 50,6% desse valor. Em menor proporção, o sistema de confinamento também está presente e é mais utilizado na fase de terminação5 da pecuária de corte. Segundo pesquisa apresentada por uma consultoria do setor6 sobre os 50 maiores confinamentos 2007/2008, o estado detém 34% das unidades cadastradas, onde estão distribuídos 21,85% de um total de 1.257.063 animais confinados.

            Em relação à idade e ao sexo do rebanho nota-se maior participação das fêmeas entre os animais até 36 meses, tanto em termo absoluto, onde representam 33,4% e os machos 30,8% do total de animais, quanto na comparação por faixa etária (Figura 6). Dentre os animais acima de 36 meses verificou-se uma predominância dos machos sobre as fêmeas, de 2,6% do total geral, o equivalente a pouco mais de 295 mil cabeças, em decorrência do abate de matrizes observado recentemente. Em relação somente à idade, a maioria da população (52,9%) encontra-se acima de 24 meses. Os valores referem-se ao mês de maio de 2008.

Figura 6 - Distribuição do Rebanho Bovino em São Paulo, por Sexo e por Idade, Maio 2008.

 

Fonte: Elaborada pela autora com dados da CDA.

            A carne bovina é a segunda atividade agropecuária mais expressiva em termos de valor de produção (VP) para São Paulo, segundo dados preliminares referentes ao ano agrícola 2007/087, e a expectativa é de que o produto permaneça na posição, atrás somente da cana-de-açúcar. A mesma análise indica um incremento em relação a 2006/07, quando participou com 11,9% e agora passa a colaborar com 13,33% o que, em valores para o período, seria equivalente a R$ 5 bilhões. O levantamento também aponta que a carne bovina teve incremento na participação do VP nas Regiões Administrativas (RA) onde no ano anterior foi principal produto, são elas: Presidente Prudente (passou de 38,79% para 40,89%) e São José dos Campos (passou de 33,94% para 36,64%).

            A participação do leite no VP em 3,4% (agregando soma do leite tipo C com 2,7% e do leite tipo B com 0,7%) coloca a atividade entre os principais produtos relacionados na mesma análise, o que reforça a importância econômica da pecuária no estado para seus diferentes produtos.

            Em nível de produção nacional, o estado ocupa o 2º lugar em abate de bovinos, considerando valores acumulados de janeiro a outubro de 20088. Com 15,4% do volume (2,8 milhões de animais abatidos) permanece logo atrás de Mato Grosso que responde por 16,8%. Em relação à igual período no ano anterior, ambos mantêm as mesmas colocações no ranking, porém com uma discreta diminuição nas participações dado que em tal período São Paulo abateu 16,1% e Mato Grosso 17,8% do total desses animais. A pecuária leiteira paulista, segundo a Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE, acumula participação em 11,8% da produção nacional no primeiro semestre de 2008, o que lhe confere o 4º lugar no ranking dos estados já que a liderança nesse segmento é de Minas Gerais9, tradicional produtora.

            Com relação às exportações, São Paulo acumula de janeiro a outubro de 2008 a seguinte participação para os principais produtos da pecuária bovina10:

  • 45,1% do valor e 44,8% de volume exportado de carne, o que lhe confere a liderança nesse segmento em relação às demais unidades da federação, é também o segundo principal produto exportado pelo agronegócio paulista, superado apenas pelo setor sucroalcooleiro.
  • 27,7% do valor e 35% do volume nos produtos lácteos, superado somente por Minas Gerais.
  • 31,1% do valor e 25,7% do volume de couro e pele de bovinos, seguido pelo Rio Grande do Sul, Estado que apresenta um produto de maior valor agregado.

            As posições são similares para o mesmo período de 2007. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC)11, a maior concentração de plantas exportadoras de frigoríficos está em São Paulo com 25 unidades distribuídas, sendo 8 somente em torno da capital. Para efeito comparativo, o Estado do Mato Grosso, maior abatedor de animais conforme citado anteriormente, possui 15 plantas para exportação. Esse é outro indicativo da estratégica participação de São Paulo na exportação desses produtos tanto pelo perfil industrial, quanto pela eficiente logística.

            Estes são exemplos dos fatores que conferem à pecuária paulista sua devida importância no cenário nacional e retratam algumas das características competitivas e de qualidade do produto paulista.
__________________________________________________________________________________

1COORDENADORIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CDA.

2 INSTITUTO DE ECONOMIA AGRÍCOLA - IEA. Bovinocultura. Banco de dados IEA. Disponível em:
<http://www.iea.sp.gov.br>. Acesso em: 10 nov. 2008.

3INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo Agropecuário 2006. Disponível em:
<http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: nov. 2008.

4A S.A.A. considera 40 divisões territoriais para fins administrativos dentro do Estado de São Paulo. Disponível em:
<http://www.agricultura.sp.gov.br/A%20Secretaria.asp>. Acesso em: nov. 2008.

5INSTITUTO DE ECONOMIA AGRÍCOLA - IEA. Banco de dados IEA. Disponível em: <http://www.iea.sp.gov.br>.
Acesso em: 10 nov. 2008.

6Pesquisa Top Beef-Point de Confinamentos 2007-2008. Disponível em: <http://www.beefpoint.com.br>. Acesso
em: nov. 2008.

7TSUNESHIRO, A. et al. Valor da produção agropecuária do Estado de São Paulo em 2008: estimativa premilinar.
Informações Econômicas, São Paulo, v. 38, n. 10, p. 80-90, out. 2008.

8MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA. Disponível em:
<http://www.sigsif.agricultura.gov.br/sigsif_cons/!ap_abate_estaduais_cons?p_select=SIM>. Acesso em: nov.
2008.

9INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br>.
Acesso em: nov. 2008.

10MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIO E ABASTECIMENTO - MAPA. Agrostat. Disponível em:
<http://www.agricultura.gov.br/agrostat>. Acesso em: 10 nov. 2008.

11ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS EXPORTADORAS DE CARNES - ABIEC. Disponível em:
<http://www.abiec.com.br>. Acesso em: nov. 2008.

Palavras-chave: bovinocultura, pecuária, produção.

Data de Publicação: 16/12/2008

Autor(es): Ana Paula Porfírio Da Silva ( anapaula@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor