Seminário discute direitos sociais e ambientais no setor sucroalcooleiro brasileiro

             Com a presença dos principais atores do setor brasileiro bem como observadores internacionais, será realizado em São Paulo, nos dias 23 e 24 de julho, o III Seminário Científico Açúcar Ético. O evento é uma iniciativa da organização internacional Açúcar Ético, com apoio de vários organismos e entidades públicos e privados brasileiros e terá lugar no Hotel Braston (Rua Augusta, 467), com o tema direitos sociais e ambientais no setor sucroalcooleiro. Já estão abertas as inscrições pelo website:  http://seminario-cientifico-brasileiro.acucar-etico.org

            O Brasil é o primeiro país produtor mundial de açúcar e o segundo produtor de etanol.  No País, o setor sucroalcooleiro emprega 1.3 milhões de trabalhadores, grande parte desse contingente no corte da cana. Essa cadeia da cana-de-açúcar tem  peso cada vez mais importante no comércio exterior brasileiro. A mecanização, as migrações de trabalhadores, as condições de trabalho, o modelo de produção, as certificações, a expansão das culturas, as evoluções tecnológicas são assuntos que merecem ser discutidos para o futuro do setor. Essa é a única maneira de reduzir os problemas sociais e  ambientais e de impedir outros ; mas também é assim que se construirá uma cadeia economicamente sustentável.
 
O seminário contara com a presença de vários atores do setor, dentre os quais: palestrantes de ministérios,  IEA – Instituto de Economia Agrícola, a UNICA - União da Industria de Cana de Açúcar- ; a CONTAG - Confederação dos Trabalhadores na Agricultura e FERAESP - Federação dos Empregados Rurais Assalariados no Estado de São Paulo – o GERHAI - Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agro Industria -  o Instituto ETHOS, além de representantes internacionais como a VANI (Voluntary Action Network India) da India, a SANGOCO (South African National NGO Coalition) da Africa do Sul e a WWF da Guyana Francesa - França.

Data de Publicação: 03/07/2009

Autor(es): Sérgio Alves Torquato (storquato@apta.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor