Movimentos migratórios na contemporaneidade é o tema da próxima palestra Ciclo de Seminários do IEA

            No dia 13 de agosto de 2009, às 9h30, o Instituto de Economia Agrícola terá a honra de receber a Profa. Dulce Maria Tourinho Baptista para falar sobre esse tema, objeto central de sua atividade de pesquisa. A palestrante é socióloga pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Serviço Social e doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atualmente é docente e chefe do Departamento de Sociologia. Em sua carreira acadêmica e de pesquisa, ela tem se dedicado à área de sociologia urbana, migrações e planejamento de cidades.
 
            A palestra visa apresentar uma análise das questões migratórias contemporâneas, buscando contextualizar as migrações internas e internacionais. Assim, serão abordados aspectos relativos a: mobilidade do trabalho e do capital na globalização; características sociodemográficas e distribuição espacial dos imigrantes nas metrópoles; processo de colonização, descolonização e movimentos migratórios internacionais; identidade étnica, multiculturalismo e diversidade cultural; intolerância, xenofobia e etnocentrismo; cidadania e migração; teoria das redes sociais na migração, entre outros.

            Imigração é um tema que permeia a própria história da humanidade, nem sempre de forma pacífica, mas em momentos de crise econômica e desemprego como o atual as possibilidades de conflitos são exacerbadas, exigindo atuação firme dos governos e dos organismos internacionais. Nada mais oportuno do que abrir espaço para discutir essa questão e você está convidado a participar desse debate.

Local: Sala de reuniões do Instituto de Economia Agrícola
Endereço: Av. Miguel Stéfano, 3900 - Água Funda – São Paulo
Data: 13/08/2009
Horário: 9h30
Mais informações, com Leda pelo e-mail: ledamaria@iea.sp.gov.br.
A participação é livre e gratuita.

Inscreva-se

Data de Publicação: 22/07/2009

Autor(es): Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros Consulte outros textos deste autor