Todas as publicações do IEA disponíveis online

            Todas as publicações do Instituto de Economia Agrícola (IEA) resultantes de seus 67 anos de história estão disponíveis em meio eletrônico no site.  Este trabalho foi realizado em duas etapas. A primeira disponibilizou todas as revistas publicadas pelo IEA a partir de 1992.

A segunda etapa foi iniciada em 2008 e consistiu no resgate, escaneamento e disponibilização das publicações anteriores desde o início. Agora a Revista de Economia Agrícola, que no passado era denominada Agricultura em São Paulo, está disponível desde 1951, quando o IEA ainda era chamado Subdivisão de Economia Rural e tinha como chefe o fundador da instituição, Dr. Ruy Miller Paiva.

A primeira revista Informações Econômicas data de 30 de janeiro de 1972 e, além das estatísticas agrícolas que também estão disponíveis online no banco de dados, passou a ser o veículo de divulgação das análises dos mercados agrícolas.

Destaque-se que essa segunda etapa do trabalho não se restringiu a disponibilizar as revistas, mas englobou também as teses e dissertações, livros, prognósticos, relatórios de pesquisa e outros.

Essa realização se deve ao esforço e persistência do pessoal pertencente ao Núcleo de Comunicação Institucional: Adriana Aparecida Canevarolo do Rosário e Thiago Brena. Na fase inicial os dois estavam envolvidos igualmente no processo, mas no período recente o Thiago foi encarregado de outras atividades e coube à Adriana dar continuidade até colocar tudo no site.

Faltam ainda alguns detalhes, como organizar melhor os arquivos para busca e destacar os nomes dos autores, mas o mais importante está concluído. O acervo está disponível e a equipe está de parabéns.

 

Data de Publicação: 21/08/2009

Autor(es): Maria Auxiliadora de Carvalho (macarvalho@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor