Palestra no IEA: o papel da reputação na cadeia produtiva de hortigranjeiros

            O Instituto de Economia Agrícola (IEA) promove, no dia 10 de março, às 14horas, a palestra 'O papel da reputação na coordenação vertical da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras frescos.' A palestra será ministrada pelo economista Eduardo Luiz Machado, doutor em teoria econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).
            O pesquisador realizou estudos para determinar novas estruturas de governança, capazes de fornecer os incentivos e os controles necessários para a sustentação de estratégias de diferenciação de produto na cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras frescos (FLV). Essas estruturas buscam focalizar o papel do varejo moderno na definição e na adoção de padrões e classificações privados, que visam aumentar a coordenação vertical da cadeia.
            A pesquisa mostra que as novas estratégias, adotadas pelo varejo moderno, utilizam como mecanismo de coordenação das transações com produtores e consumidores a criação de padrões privados próprios. Esses padrões têm como objetivo principal informar a qualidade desejada dos produtos comercializados aos produtores e, ao mesmo tempo, atender às exigências de qualidade do consumidor.
            Novas estruturas de governança surgem buscando sustentar tais transações, diz Machado. A conjunção de mecanismos de sinalização, credibilidade e o efeito-reputação constituem o fator-chave para a efetividade do padrão privado como mecanismo de coordenação ao longo da cadeia.
            A palestra será realizada na sala de reuniões do IEA, que fica na sede da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, à Avenida Miguel Stéfano, 3900, Água Funda, São Paulo, Capital. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (11) 5067-0531/0529 ou pelo e-mail: rjunko@iea.sp.gov.br.

Data de Publicação: 25/02/2004

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor