Pesquisadoras do IEA integram júri do Prêmio Josué de Castro

 

            Soraia de Fátima Ramos e Lenise Mondini, pesquisadoras do Instituto de Economia Agrícola, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – IEA/Apta, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, foram indicadas para integrar a comissão julgadora do Prêmio Josué de Castro. Ambas fazem parte do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Consea, atuando como conselheiras.
 

            O prêmio foi criado com o objetivo de incentivar pesquisas e programas para a promoção da alimentação saudável e segurança alimentar e nutricional. A escolha dos vencedores será pautada pelo estímulo à participação social, melhoria de qualidade de vida, efeito multiplicador e pelas formas de aplicação e execução do trabalho apresentado.
 

            Serão duas categorias: a melhor pesquisa científica realizada por universidades ou instituições de pesquisa públicas ou privadas do Estado e o melhor programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos públicos municipais ou estaduais de São Paulo.
 

            O prêmio homenageia Josué de Castro, médico e sociólogo, que estudou e detalhou as causas da fome no Brasil, motivo pelo qual se tornou um importante cientista das questões sociais e nutricionais. Castro escreveu diversos livros, o mais famoso deles, Geografia da Fome (1965), em que mapeou e pontuou as causas históricas da desnutrição do povo brasileiro. Pioneiro no estudo, afirmou que os principais motivos da fome no País não são resultado dos fenômenos naturais, mas de políticas econômicas e sociais ineficientes.
 

            Os interessados podem se inscrever até as 17h00 do dia 24 de setembro de 2012 e o resultado será divulgado no Diário Oficial, na edição de 10 de outubro. Podem participar universidades e instituições públicas ou privadas, bem como órgãos públicos municipais e estaduais de São Paulo.
 

Sobre o Consea

            O Consea foi instituído em 2003 e tem como atribuição propor as diretrizes gerais da política estadual de segurança alimentar e nutricional. É formado por 46 conselheiros, sendo 23 membros do poder público estadual, e 23 da sociedade civil, membros de entidades com contribuição na área de segurança alimentar.

 

Nara Guimarães

Assessora de Imprensa

Tel.: (11) 5067-0498

naraguimaraes@sp.gov.br


 

Data de Publicação: 17/09/2012

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor