Pesquisadoras do IEA apresentam trabalhos no XXII congresso brasileiro de fruticultura

            O XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, principal fórum de intercâmbio técnico-científico da cadeia produtiva de frutas, acontece de 22 a 26 de outubro, em Bento Gonçalves – RS. Dos 1500 trabalhos aprovados pela comissão organizadora do evento, 160 terão apresentação oral. Os projetos de Adriana Renata Verdi, Rejane Cecília Ramos e Vagner Azarias Martins, pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, estão entre os selecionados.

 

            O Projeto de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural: apoio aos Viticultores Paulistas, cujo objetivo era avaliar a evolução das taxas de prêmio praticadas pelas operadoras de seguro junto aos viticultores das principais regiões produtoras do Estado de São Paulo, verificando se o aumento da demanda por seguro, mote principal do projeto de subvenção ao prêmio do seguro rural do Estado de São Paulo, influenciou o comportamento do custo do prêmio, será apresentado pela pesquisadora Rejane Ramos, na terça-feira (23), durante o painel denominado Defesa Fitossanitária – Economia, a partir das 14h00. 
 

            Em seguida, a pesquisadora Adriana Verdi apresenta: Seguro para a Fruticultura Paulista: Estratégia de Desenvolvimento Territorial. De acordo com Verdi, ao considerar a importância social e econômica e o cenário de ameaças da fruticultura paulista, tornou-se necessário avaliar a importância da política pública de subvenção ao prêmio de seguro para a fruticultura por meio de análises descritivas dos dados cadastrados no Sistema de Informatização de Subvenção do Prêmio de Seguro Rural - SUSER, desenvolvido pelo Banco do Agronegócio Familiar - FEAP/BANAGRO. 
 

            O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Fruticultura – SBF. Pesquisadores, professores universitários, profissionais vinculados à extensão rural, agentes públicos, empresários e dirigentes de instituições setoriais terão oportunidade de discutir temas como: Cultivo protegido de fruteiras, Novas tecnologias aplicadas à pós-colheita de frutas, Situação do mercado e tendências do consumo de frutas,Agricultura de baixa emissão de carbono e Sistemas agroflorestais baseados em fruteiras, entre outros propostos pelo fórum.

 

 

Mais informações: 
Instituto de Economia Agrícola 
Nara Guimarães 
Assessora de Imprensa 
Tel: (11) 5067-0498 

Data de Publicação: 19/10/2012

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor