Agroecologia: IEA Participa do Fórum Paulista e do Encontro da APA em Sorocaba

            Pesquisadores, representantes das três esferas do poder público, estudantes, agricultores e profissionais ligados ao setor, reúnem-se nesta sexta-feira, 09 de novembro, em Sorocaba para participar do II Fórum Paulista de Agroecologia e do VI Encontro da Articulação Paulista de Agroecologia. O Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, é um dos organizadores do evento, que acontece no campus da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos.
 

            O evento tem como objetivo ampliar o debate entre o meio científico, produtores e comunidade em geral, acerca de temas vinculados à Extensão Rural, Educação e Pesquisa em Agroecologia, avaliando suas premissas, dimensões e principais promotores no Estado de São Paulo. Destacando o trabalho desenvolvido por agricultores familiares, populações tradicionais e pescadores artesanais, as instituições de ensino, pesquisa e extensão e organizações do terceiro setor pretendem contribuir para o avanço das discussões sobre o tema, destacando as inovações técnicas e científicas, que propiciam o fortalecimento e aprofundamento da transição dos sistemas de produção agroecológica, as inovações curriculares dos cursos de ciências agrárias, a articulação e o intercâmbio de conhecimentos entre os diversos atores desse processo.
 

            Fertilidade e Sistemas de Produção Agroecológicos, Soberania Alimentar e Sementes, Alternativas de Mercado e Sistemas de Garantia e Construção da Identidade e Dignidade da APA serão os grandes temas geradores de discussão do qual participam todos os inscritos. Haverá ainda espaços de troca livre, abordando temas como Juventude e Gênero no Meio Rural, Pesquisa, Ensino e ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), Relações Solidárias e Cooperativismo, Populações Tradicionais e Agroecologia Urbana, esta última organizada por Yara Chagas de Carvalho, pesquisadora científica do IEA.
 

            Para Yara, a articulação em torno da Agroecologiano Estado vem gerando frutos importantes, estimulando o desenvolvimento de novos projetos e auxiliando o fortalecimento dos existentes, além da expansão dos cursos e grupos de agroecologia nas Universidades. O intercâmbio e a troca de saberes entre o produtores, o setor público, academia, ONGS e sociedade é o maior benefício apontado pelos idealizadores do evento.
 

            Os interessados no evento podem se inscrever até amanhã, 02/11, através do site: http://apetecaapua.wix.com/forum#!. Após esse período, as inscrições poderão ser prorrogadas, desde que haja disponibilidade de vagas. Para informações sobre datas e horários das oficinas e demais atividades, consulte o site.

O que é Agroecologia?
 

            Agroecologia é uma ciência que desponta no cenário nacional e mundial por oferecer alternativas viáveis aos pequenos agricultores para produzir com sustentabilidade ambiental. De acordo com os idealizadores do evento, a Articulação Paulista de Agroecologia – APA surgiu no início da década passada, a partir de um projeto desenvolvido pelo Instituto de Economia Agrícola em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Visando fortalecer e intercambiar experiências na agricultura familiar, a APA se articula com várias organizações no estado de São Paulo e já conta com centenas de experiências agroecológicas, que representam exemplos de sucesso na agricultura familiar e contribuiem para a afirmação da Agroecologia como base teórica, metodológica e técnica para o Desenvolvimento Rural Sustentável.
 

Mais informações:
Instituto de Economia Agrícola
Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Tel: (11) 5067-0498

 

Data de Publicação: 06/11/2012

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor