IQPR registra alta de 0,87% na segunda quadrissemana de janeiro

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista - IqPR registrou alta de 0,87% na segunda quadrissemana de janeiro, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Quando a cana-de-açúcar açúcar, que no período teve queda de 0,18%, é excluída do cálculo do índice, devido a sua importância na ponderação dos produtos, o IqPR apresenta variação positiva, com maior intensidade, atingindo 1,81%.

Os produtos que registraram as maiores altas foram: batata (45,85%), tomate para mesa (18,39%), trigo (10,75%) e carne de frango (7,49%), afirmam os pesquisadores Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti e José Alberto Angelo.

O final da colheita da batata na região de Itapeva, associado ao maior consumo no final de ano e as fortes chuvas que prejudicaram a produção, provocaram o aumento do preço do produto.

No caso do tomate, a demanda aquecida pelas festas de final de ano, associada à safra menor, devido às chuvas continuadas que geraram perdas de colheita, comprometeram o abastecimento do produto e resultaram na elevação dos preços.

Para o trigo, as quebras na última safra, principalmente no Hemisfério Norte e Argentina, e a valorização do dólar em 2012 elevaram os preços recebidos pelos produtores do produto, colocando-o como opção ao milho safrinha nas regiões produtoras em 2013. Estes aumentos já estão sendo repassados ao preço da farinha de trigo e, consequentemente, ao consumidor final pelas panificadoras.  

O controle da oferta, com a redução no alojamento de pintos, adicionado ao momento de grande demanda nas festas de final de ano, provocou a elevação dos preços da carne de frango no período de analise desta quadrissemana.

Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços nas últimas quatro semanas foram: amendoim (8,80%), banana nanica (5,44%) e soja (4,80%).

A liberação de estoques de amendoim superou a demanda, provocando a redução dos seus preços.

No caso da banana, o clima quente e chuvoso acelerou a oferta do produto, ao mesmo tempo em que a demanda diminuiu com a concorrência de outras frutas de época (verão), provocando a redução do preço do produto.

Para a soja, a perspectiva de safra recorde no Brasil, que deve ultrapassar a produção dos Estados Unidos, e a execução de vendas antecipadas por parte dos produtores apresentam a expectativa de uma grande quantidade do produto no mercado em 2013. Contudo, é importante enfatizar que, em comparação com o mesmo período do ano anterior, os preços atuais estão aproximadamente 50% maiores.

Em dezembro, 8 produtos apresentaram alta de preços (6 de origem vegetal e 2 de origem animal) e 12 apresentaram queda (8 vegetais e 4 de origem animal).

Leia o artigo na íntegra e confira as tabelas em: http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=12557.




Mais informações:

Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Instituto de Economia Agrícola
Tel.: (11) 5067-0498
www.iea.sp.gov.br

Data de Publicação: 24/01/2013

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor