Preços agropecuários mantêm tendência de alta

Batata, tomate e laranja para mesa são alguns dos produtos que apresentaram alta de preços. Em sentido contrário, banana, soja e amendoim, são os destaques da baixa.

O IqPR – Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista registrou alta de 0,35% na terceira quadrissemana de janeiro, informa Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Os produtos que registraram as maiores altas foram: batata (48,36%), tomate para mesa (46,28%), trigo (15,55%) e laranja para mesa (4,78%).

O final da colheita da batata na região de Itapeva, associado ao maior consumo no final de ano e de fortes chuvas que prejudicaram a produção, provocaram o aumento do preço do produto, afirmam os pesquisadores Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti e José Alberto Angelo, responsáveis pelo levantamento.

No caso do tomate, numa situação de demanda aquecida com festas de final de ano e safra menor, devido às chuvas continuadas, geraram perdas de colheita, com impacto conjuntural no abastecimento do produto, elevando seus preços.

Para o trigo, as quebras na última safra, principalmente no Hemisfério Norte e Argentina, e a valorização do dólar em 2012 elevaram os preços recebidos pelos produtores do produto, colocando-o como opção ao milho safrinha nas regiões produtoras em 2013. Estes aumentos já estão sendo repassados no preço da farinha de trigo e consequentemente ao consumidor final pelas panificadoras.
 
Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços foram: banana nanica (15,22%), soja (9,24%) e amendoim (7,72%). No caso da banana, o clima quente e chuvoso acelerou a oferta do produto, ao mesmo tempo em que a demanda diminuiu com a concorrência de outras frutas de época (verão), provocando a redução do preço do produto.

Para a soja, a perspectiva de safra recorde no Brasil (que deve ultrapassar a produção dos Estados Unidos) e a execução de vendas antecipadas por parte dos produtores apresentam a expectativa de uma grande quantidade do produto no mercado em 2013. É importante enfatizar, contudo, que em comparação com o mesmo período do ano anterior os preços atuais estão aproximadamente 50% maiores. A liberação de estoques de amendoim superou a demanda, provocando a redução dos seus preços.


Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas, acesse o link: http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=12560



Mais informações:

Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Instituto de Economia Agrícola
Tel.: (11) 5067-0498
www.iea.sp.gov.br

Data de Publicação: 01/02/2013

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor