Café: Pesquisador do IEA Participa de Eventos Relacionados ao Produto


Celso Vegro, pesquisador do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, especialista em café, participa de dois eventos relacionados ao produto nesta sexta-feira, 24 de maio. O primeiro será o “Sabor da Colheita 2013” que marca a abertura simbólica da colheita no Estado de São Paulo. O evento é organizado pelo Instituto Biológico (IB/Apta) e Câmara Setorial de Café, com apoio do Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo (Sindicafé) e da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC).

O evento acontece desde 2006 e o produto da colheita é transformado em uma “Edição Especial”, doada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Para que isso aconteça, é necessário descascar, torrar, moer e empacotar o produto para torná-lo apto para o consumo, mas as torrefadoras consideravam essa atividade pouco atrativa e o pesquisador Celso Vegro atuou no sentido de convencer a torrefadora parceira a apoiar a ação, possibilitando que o objetivo final fosse atingido. Em função desse apoio, será uma das personalidades homenageadas durante o evento.

Mais tarde, Celso participará como palestrante do II Seminário do Serra Café, evento organizado pela Apta Regional Polo Leste Paulista, em parceria com a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e Sindicato Rural de Serra Negra, durante a 3º edição do Serra Café 2013, com o objetivo de fomentar a discussão e trazer informações relevantes aos cafeicultores e toda a cadeia produtiva.

Celso apresentará a palestra: “Cenário Mundial da Cafeicultura e Perspectivas de Mercado”, na qual abordará os resultados da segunda previsão de safra paulista, elaborada pelo Instituto de Economia Agrícola em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/Mapa), em consonância com os dados nacionais. Sobre as perspectivas de comercialização, Celso afirma que “serão mais favoráveis aos cafeicultores os patamares para as cotações durante a comercialização da safra 2013/14 de café arábica, porém sem grandes saltos”.

O evento acontece em Serra Negra de 24 a 26 de maio de 2013, a partir das 8h00. Mas a palestra do pesquisador Celso Vegro será na sexta-feira, 24, as 16h00. Para maiores informações, entrar em contato com a organização do evento através dos tels: (19) 3892-4242 / 3892-2018 ou do e-mail: contato@serracafe.com.br.

Serviço:

Evento: “Sabor da Colheita”
Data: 24 de Maio de 2013
Horário: 9h00
Local: Instituto Biológico
Endereço: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 (Vila Mariana)

Evento: “3º Serra Café 2013”
Data: de 24 a 26 de Maio de 2013
Horário: a partir das 8h00
Local: Centro de Convenções de Serra Negra

Mais informações:

Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Instituto de Economia Agrícola
Tel.: (11) 5067-0498
www.iea.sp.gov.br

Data de Publicação: 24/05/2013

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor