Ciclo de Seminários IEA Analisa o Custo de Produção de Cana de Açúcar no Estado de São Paulo


O Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta convida para a palestra: “Cana De Açúcar: custos nos diferentes sistemas de produção nas regiões do Estado de São Paulo”, ministrada pelas pesquisadoras Katia Nachiluk e Marli Dias Mascarenhas de Oliveira. O evento, que tem participação gratuita, acontecerá na próxima quarta-feira, 10 de setembro, às 14 horas. Os interessados podem se inscrever no site: www.iea.sp.gov.br.

O Estado de São Paulo foi responsável pela produção de 424,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no ano de 2012. Principal produto da agropecuária paulista, esse montante representou 45,9% do VPA - Valor da Produção Agropecuária, segundo levantamento realizado pelo IEA. Sendo assim, a utilização de estimativas de custos de produção na administração de empresas agrícolas se torna cada vez mais importante. Razão pela qual, as pesquisadoras realizaram a atualização dos sistemas de produção e estimava de custo de produção das principais regiões do Estado. Este trabalho é resultado da parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a ORPLANA (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul do Brasil) que vem se desenvolvendo desde 2008.

De acordo com as pesquisadoras, foram atualizadas as informações obtidas na pesquisa nas sete regiões em que a cultura é mais importante: Piracicaba (Piracicaba e Capivari); Ribeirão Preto (Sertãozinho); Catanduva (Monte Aprazível), Assis (Assis); Jaú (Jaú e Lençóis Paulista); Araçatuba (Valparaíso e Andradina) e Araraquara (Araraquara).

Os resultados da pesquisa encontram-se descritos no artigo: “Cana de Açúcar: custos nos diferentes sistemas de produção nas regiões do Estado de São Paulo”, publicado na edição de agosto da revista Informações Econômica.

Serviço:

Cana De Açúcar: custos nos diferentes sistemas de produção nas regiões do Estado de São Paulo
Data: 11 de setembro
Horário: 14 horas
Local: Sala de Seminários Ruy Muller Paiva – Avenida Miguel Stéfano, 3.900 - Água Funda – São Paulo.



Mais informações:

Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Instituto de Economia Agrícola
Tel.: (11) 5067-0498
www.iea.sp.gov.br 

Data de Publicação: 11/09/2013

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor