SP: Área Plantada com Grãos deve Crescer 2,3% em 2014

O crescimento da área de batata das águas (16,4%), algodão em caroço (7,8%), feijão das águas (6,2%) e soja (5,9%) é o destaque


A área ocupada dos sete principais produtos no plantio das águas (algodão, amendoim, arroz, batata, feijão, milho e soja) deverá ter acréscimo de 2,3% na safra agrícola 2013/14, atingindo 1,37 milhão de hectares, ante a safra passada (1,34 milhão de hectares), de acordo com o primeiro levantamento de previsão e estimativas da nova safra realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. O levantamento, que indica a provável área a ser plantada pelos agricultores paulistas, foi realizado de 2 a 27 de setembro, através de dados obtidos pelos técnicos das Casas de Agricultura em cada um dos 645 municípios paulistas.

A expectativa de aumento de 7,8% para a área de algodão, atingindo 12 mil hectares plantados, indica recuperação da área plantada, tendo em vista que nas últimas safras a cotonicultura estava perdendo espaço para outras culturas como a soja e milho. A região de Presidente Prudente apresenta o maior crescimento, devendo passar de 318 para 1.900 hectares. Este crescimento é devido ao interesse que a cultura despertou em um pequeno grupo de produtores deste EDR, esclarecem José Alberto Angelo, Ana Montragio Camargo, Carlos Bueno, Denise Caser, Felipe Camargo, Mário Olivette e Vera Lúcia Francisco, pesquisadores do IEA.

As estimativas da safra de amendoim das águas apontam aumento em torno de 3% na área plantada quando comparada à safra anterior e reflete incremento de área nas regionais de Araraquara, Marília e São José do Rio Preto e redução nas regionais de Assis, Lins e Presidente Prudente. Para a cultura do arroz - de sequeiro, várzea e irrigado - a área plantada apresenta queda de 1,3% na intenção de plantio. Tal situação vem persistindo nas últimas safras tendo em vista que essa atividade vem cedendo área para outras culturas mais rentáveis. A região do Vale do Paraíba concentra aproximadamente 65% da área cultivada no estado de São Paulo, sendo uma atividade importante economicamente para a região e produtores.

O plantio de feijão das águas tende à elevação da área ocupada para 58,5 mil hectares (6,2%) em relação à safra passada. A quebra de parte da safra em outras unidades da federação provavelmente estimula os produtores paulistas a aumentarem a área plantada. A intenção de plantio da área de milho (safra de verão) é 2,5% menor nessa safra. O que pode demonstrar uma tendência do produtor em optar pela soja, visto que para essa atividade há expectativa de crescimento na área ocupada de 5,9% comparando-se à safra passada. A área com soja irrigada deve ter incremento de 4,0%.

Para a batata das águas, o restabelecimento do mercado que estava com os preços oscilantes fez com que a estimativa inicial apresentasse significativa elevação na área estadual, que poderá atingir 9,3 mil hectares, 16,4% maior que a registrada na safra anterior.

Cana de Açúcar e Laranja

Para a cultura da cana de açúcar os resultados obtidos no levantamento de setembro de 2013 traduzem que as ações dos agricultores, relativos aos tratos culturais e investimentos realizados no inicio da atual safra, mesmo mantendo a área plantada praticamente inalterada (0,3%), em comparação a safra 2011/12, reflete no aumento da produtividade (0,7%) e, consequentemente, da produção (1,5%). A previsão de produtividade de 79,9 t/ha, corresponde a 0,5t/ha a menos, em relação ao que era previsto no inicio da atual safra.

A produção total de laranja, do ano safra 2013/14, deve ser menor em São Paulo, a estimativa de setembro está 15,5% menor que a do ano anterior, totalizando 300,3 milhões de caixas de 40,8 quilos da fruta. A área a ser colhida e a área total também diminuíram 8,7% e 10,2%, respectivamente. A produtividade indica decréscimo de 8,3%, devido ao excesso de chuvas no período de crescimento dos frutos, especialmente dos precoces. Se mantidas as proporções do levantamento por amostragem, realizado em junho, estima-se produção comercial da ordem de 285,3 milhões cx.40,8kg, 3,9% menor.

As informações da intenção de plantio dessas culturas, assim como os resultados finais da safra 2012/13 estão disponibilizadas por Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) e por Região Administrativa.

Para ler o artigo completo e conferir as tabelas, clique aqui.

Mais informações:

Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Instituto de Economia Agrícola
Tel.: (11) 5067-0498
www.iea.sp.gov.br 

Data de Publicação: 05/12/2013

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor