Salários Rurais de Novembro já estão disponíveis no site

Os dados sobre salários rurais, obtidos com base nas informações dos técnicos das Casas de Agricultura dos municípios do Estado de São Paulo, referentes ao mês de novembro de 2013, já estão disponíveis no site e podem ser acessados a partir do Banco de Dados, informam os pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

O levantamento é realizado duas vezes por ano, em abril e novembro, de acordo com os pesquisadores Celma da Silva Lago Baptistella e Carlos Eduardo Fredo, “os dados estão disponíveis por EDRs - Escritório de Desenvolvimento Rural e por Região Administrativa - RAs do Estado de São Paulo, em 6 categorias de trabalho”. São elas:

Diarista a seco: trabalhador, residente ou não no imóvel rural que realiza tarefas rotineiras, mediante pagamento diário de quantias pré-estabelecidas, em moeda corrente.

Volante, bóia-fria ou safrista: trabalhador não residente, contratado pelo proprietário, administrador ou outro agenciador, que muitas vezes é transportado em grandes grupos para realizar tarefas determinadas, recebendo exclusivamente em dinheiro.

Administrador: é aquele que recebe salário mensalmente para executar serviços gerais de administração e gerenciamento da propriedade.

Tratorista: é o trabalhador especializado em operação de tratores e/ou de outras máquinas agrícolas, residente ou não na propriedade.

Mensalista: é o trabalhador que reside ou não na propriedade e recebe por mês para executar as mais diversas tarefas, especializadas ou não.

Capataz: trabalhador que tem sob sua responsabilidade os demais trabalhadores do imóvel rural, controlando as jornadas e a qualidade do trabalho.

Segundo os pesquisadores, o levantamento sobre pagamento de empreita para as culturas perenes (café, laranja, limão e tangerina) e cana-de-açúcar deve ser efetuado no mês de junho e trará informações sobre a quantidade colhida por homem/dia e o valor pago ao trabalhador por unidade de medida especifica para cada cultura.


Veja em: http://ciagri.iea.sp.gov.br/nia1/precor.aspx?cod_tipo=6&cod_sis=13

Mais informações:

Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Tel: (11) 5067-0498
naraguimaraes@sp.gov.br

Data de Publicação: 24/01/2014

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor