Depoimentos de pesquisadoras do IEA marcam os 30 anos da Abjica

Apenas um século depois que os primeiros imigrantes desembarcaram em terras brasileiras, a presença japonesa se mostra extremamente marcante e pode ser observada na cultura, esporte, religião, agricultura e principalmente na culinária. As relações de amizade entre os dois países propiciaram a criação de diversas entidades sem fins lucrativos cujos objetivos eram estreitar os laços e favorecer o intercambio cultural.

A Abjica - Associação dos Bolsistas da Agência de Cooperação Internacional do Japão, que completa 30 anos em 2014, é uma dessas instituições. Para comemorar a data, está lançando o livro “Memórias da Abjica”, onde resgata um pouco da história da Associação, criada por ex-bolsistas, e apresenta depoimentos de alguns dos pesquisadores que contaram com o apoio da entidade para ampliaram seus conhecimentos.

Geni Satiko Sato e Maria de Lourdes Sumiko Sueyoshi, pesquisadoras do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta), falam da importância de conhecer a realidade de outros países e do impacto dessas experiências em seus projetos de pesquisa e suas carreiras.

Leia abaixo a íntegra do depoimento das duas pesquisadoras:

  • Geni Satiko Sato
  • Maria de Lourdes Sumiko Sueyoshi



Data de Publicação: 18/06/2014

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor