Ciclo de Seminários IEA analisa a captação e distribuição de alimentos na Ceagesp

O Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta convida para a palestra: “Banco Ceagesp de Alimentos: captação e distribuição de alimentos”, ministrada pela pesquisadora Priscilla Rocha Silva Fagundes. O evento, que tem participação gratuita, acontecerá na próxima quarta-feira, 08 de outubro, às 14 horas. Os interessados podem se inscrever no site: www.iea.sp.gov.br.

De acordo com a organização do evento, os Bancos de Alimentos caracterizam-se por ações que incentivam o abastecimento e a segurança alimentar, principalmente nas áreas urbanas do país. O Banco Ceagesp de Alimentos arrecada produtos de doações, sobretudo de produtores e permissionários do Entreposto Terminal de São Paulo - ETSP e atende populações socialmente vulneráveis em instituições cadastradas.

O objetivo da pesquisadora foi identificar as ações do Banco Ceagesp de Alimentos que tratam de seu funcionamento sobre o fluxo de arrecadação e doação de alimentos, realizado em 2012. Utilizaram-se planilhas de dados do Banco do Entreposto do ano de 2012 e foi realizada entrevista in loco no início de 2013. Em 2012, cerca de 2.000 toneladas de alimentos foram distribuídas às instituições cadastradas, com atendimento médio de 370.000 beneficiários por mês e os principais produtos doados foram legumes, frutas e verduras. Identificaram-se alguns entraves no fluxo das atividades do Banco, por parte dos doadores e das entidades beneficiárias, interferindo na operacionalização da captação e distribuição dos alimentos. O Banco CEAGESP de Alimentos contribui para o controle da perda e desperdício de alimentos, cumprindo papel social com vistas à segurança alimentar, além de se caracterizar como uma ação da agenda de sustentabilidade do ETSP.


Serviço:
Banco Ceagesp de Alimentos: captação e distribuição de alimentos
Data: 08 de outubro
Horário: 14 horas
Local: IEA - Sala Ruy Miller Paiva


Endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254 - 3º andar - São Paulo/SP


Mais informações:


Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Tel: (11) 5067-0498
naraguimaraes@sp.gov.br


Data de Publicação: 07/10/2014

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor