Ciclo de Seminários IEA discute o futuro da produção familiar de leite no Brasil

O Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta convida para a palestra: “Ilhas de leite em um mar de cana de açúcar? O futuro da produção familiar de leite no Brasil, ministrada pelo pesquisador da Embrapa André Luiz Monteiro Novo, doutor em Sistemas de Produção pela Universidade de Wageningen, Holanda. O evento, que tem participação gratuita, acontecerá na próxima quarta-feira, 03 de dezembro, às 14 horas. Os interessados podem se inscrever no site: www.iea.sp.gov.br.

De acordo com a organização do evento, existem duas visões sobre o futuro da produção familiar; uma delas alega que a produção baseada nos moldes familiares irá desaparecer por ser menos eficiente que o modo industrial de produção em larga escala. Outra prevê que o segmento irá sobreviver devido a sua habilidade de resistir a forças externas e de adaptação de seus processos internos de produção.

O crescimento da demanda mundial por bicombustíveis tem alterado as relações econômicas e sociais em diversas áreas rurais pela criação de demandas conflitantes sobre os recursos naturais. A indústria da cana de açúcar no Brasil demonstrou forte expansão, na sua maior parte substituindo pastagens. Em seu trabalho, Monteiro Novo estuda os diferentes impactos da crescente área de cana de açúcar sobre produtores familiares de leite no Estado de São Paulo assim como avalia outros fatores em diferentes níveis que influenciam o uso da terra. O estudo analisa também como os produtores de leite, de diferentes níveis de capitalização e formas de racionalização, reagem à crescente competição da cana de açúcar por terra e trabalho e avalia as alternativas locais a esta tendência, indicando que a intensificação da produção em pequenas áreas tem potencial para o crescimento da renda e da qualidade de vida dos produtores rurais.


Serviço:
Ilhas de leite em um mar de cana de açúcar? O futuro da produção familiar de leite no Brasil
Data: 03 de dezembro
Horário: 14 horas
Local: IEA - Sala Ruy Miller Paiva


Endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254 - 3º andar - São Paulo/SP


INSCREVA-SE



Mais informações:



Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Tel: (11) 5067-0498
naraguimaraes@sp.gov.br

Data de Publicação: 02/12/2014

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor