Ciclo de Seminários IEA discute a organização da Pesquisa Agropecuária em São Paulo

O Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta convida para a palestra: “Em busca de um novo modelo organizacional para a pesquisa agropecuária de São Paulo”, ministrada por João Paulo Feijão Teixeira, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), engenheiro agrônomo, especializado em Gestão Estratégica Pública. O evento, que tem participação gratuita, acontecerá na próxima quarta-feira, 18 de março, às 14 horas. As inscrições devem ser encaminhadas para: www.iea.sp.gov.br.

De acordo com a organização, o objetivo do evento é discutir o quadro atual do sistema de pesquisa agropecuária em São Paulo, desde o arcabouço legal afeto à área de C, T & I, as propostas vigentes de reforma institucional e o status qüo da Apta. Os problemas efetivos das instituições, desde recursos humanos, financeiros, pauta de pesquisa, interação com usuário, transferência de tecnologia, estatuto jurídico, à baixa eficiência gerencial e organizacional, e  deficiências na capacidade de detectar demandas tecnológicas e transferir tecnologias, também serão abordados.

O pesquisador propõe a construção de uma proposta não reativa às fraquezas e limitações atuais, mas fundamentada na efetiva missão institucional e que deve compreender a reestruturação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, novo estatuto jurídico, estabelecimento de mecanismos de atração e fixação de recursos humanos, captação e mobilização de recursos estratégicos e ação integrada de pesquisa agropecuária e extensão agrícola na detecção de demandas tecnológicas, e na geração, adaptação e transferência de tecnologias e conhecimentos.

Quem desejar mais informações sobre o tema pode ler Aspectos Determinantes da Pesquisa Tecnológica e Inovação na Agropecuária, publicado em janeiro de 2015 pelo pesquisador Alceu Veiga Filho e Novo Modelo Jurídico Superará Problemas Atuais das Instituições de Pesquisa Agropecuária?, publicado em dezembro de 2014 contendo reflexões do palestrante João Paulo Feijão Teixeira.
 
Serviço:


Em busca de um novo modelo organizacional para a pesquisa agropecuária de São Paulo
Data: 18 de março
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Secretaria de Agricultura - Praça Ramos de Azevedo, 254, 4º andar - São Paulo.


Mais informações:



Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Tel: (11) 5067-0498
naraguimaraes@sp.gov.br

Data de Publicação: 16/03/2015

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor