Pesquisador do IEA defende tese de doutorado

Danton Leonel de Camargo Bini, pesquisador científico do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu o título de doutor em Geografia Humana após apresentação da tese "Da formação socioespacial à diferenciação dos circuitos espaciais agropecuários na região de Araçatuba (SP)", sob orientação da professora Rosa Ester Rossini, ao Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) no dia 03 de março de 2015.

Segundo o pesquisador, seu objetivo foi estudar a formação sócio-espacial agropecuária da região de Araçatuba, interior de São Paulo. Analisando as divisões territoriais da produção e do trabalho, Bini concluiu que café, algodão, pecuária bovina de corte e cana-de-açúcar configuraram ciclos de ocupações dominantes da agropecuária na região. Usuárias da maioria das áreas agricultáveis do oeste paulista, a pecuária bovina de corte e a lavoura canavieira conformaram nas últimas décadas uma apropriação fundiária definida como sistema cana-boi.

“Em coexistência com as ocupações hegemônicas, outras culturas alimentares atuaram produtivamente para o abastecimento prioritário do mercado interno local, regional e nacional. Resultado da divisão territorial da produção das diferentes culturas alimentares no espaço geográfico e do acúmulo de conhecimento técnico-organizacional dos produtores nas regiões agropecuárias, cada alimento possui predominantemente circuitos originários concentrados em pontos e manchas do território dados às especializações produtivas no mercado capitalista. Contudo, na manutenção de técnicas rudimentares sobrevive e se reproduz (nos interstícios das novas modernidades) racionalidades autóctones que persistem no oferecimento de produtos tradicionais da cultura regional”, afirma o pesquisador.

A íntegra da tese de Danton Bini estará disponível na Biblioteca do IEA em breve e o autor está elaborando um artigo que será disponibilizado em nosso site. O Instituto de Economia Agrícola parabeniza seu pesquisador e deseja sucesso em sua carreira que contribui para o desenvolvimento de pesquisas e informações para as culturas alimentares geradoras de segurança alimentar e nutricional nas regiões paulistas.


Data de Publicação: 25/03/2015

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Danton Leonel de Camargo Bini (danton.camargo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor