JBS, a Empresa Brasileira que se Consolida no Mercado Global de Carnes

 1- INTRODUÇÃO

A JBS S.A. é uma das maiores empresas da indústria de alimentos do mundo. Trata-se de empresa brasileira fundada em 1953 que opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina, de frango e de couros e que, mais recentemente, começou a atuar também na área de óleos vegetais.

Para expandir os negócios, adotou-se a estratégia de captar recursos no mercado de capitais. Em 2007, a JBS abriu seu capital na BMF&FBOVESPA mediante oferta pública de ações no segmento do Novo Mercado. Com essa estratégia, o grupo intensificou seu projeto de expansão da capacidade produtiva e da logística de distribuição e comercialização em três frentes: doméstica, com várias aquisições de propriedades rurais e de frigoríficos; a internacional, com a aquisição do controle da Swift dos Estados Unidos; e aquela realizada por meio de acordos e alianças estratégicas1.

Com a busca por novos sócio para a expansão de suas atividades, inicia-se o processo de globalização financeira e a procura por ativos, tecnologia e know-how2.

A trajetória de crescimento global do grupo JBS se constitui na aquisição de empresas com marcas consolidadas no mercado e que se defrontam com dificuldades financeiras. Ao adquirir as novas empresas, o grupo equilibra suas finanças com gestão mais moderna3.

Nessa direção foi feita a aquisição da Pilgrim’s Pride Corporation pela JBS. Em 2009, a JBS S.A. comunicou a aquisição de ações representativas de 64% do capital social total e votante desta empresa por meio de sua subsidiária, a JBS USA Holdings4

A Pilgrim’s Pride é uma sociedade com sede em Pittsburg, Estados Unidos da América, e atua na criação, abate, processamento e comercialização de carne de frango. Era uma das maiores empresas de carne de frango dos EUA e encontrava-se em processo de recuperação judicial perante o Tribunal Falimentar do Texas. Como suporte de um plano conjunto de reorganização, a corte de falência americana aprovou a recuperação judicial da empresa.

Com a finalização do processo de aquisição do controle, as ações de emissão da Pilgrim’s Pride voltaram a ser negociadas na New York Stock Exchange (NYSE), após terem ficado vários meses sem listagem.

Esta aquisição trouxe uma inovação à JBS, no sentido de representar diversificação horizontal ao grupo, uma vez que não atuava no abate e processamento da carne de aves, concentrando-se até então nas carnes bovina e suína.

Neste processo de recuperação da empresa, a JBS USA, em conjunto com a PPC, converteu as ações da bolsa NYSE para Nasdaq Stock Market (NASDAQ). A aquisição de 64% das novas ações da Pilgrim’s Pride reestruturada pela JBS USA em 2009 eram negociadas na NYSE e, a partir de 2011, optou-se por mudar as ações da NYSE para a NASDAQ5.

Diante disso, a questão que motivou este artigo foi sobre a relevância da troca das ações da PPC da bolsa NYSE para a NASDAQ. Ou seja, o objetivo deste artigo é buscar explicação para o procedimento de retirada das ações da empresa da bolsa NYSE e a colocação das ações na bolsa NASDAQ.

 

2 - O QUE É A BOLSA DE VALORES ELETRÔNICA NASDAQ?

National Association of Securities Dealers Automatic Quotation System (NASDAQ) foi fundada em 4 de fevereiro de 1971. É uma evolução do mercado de capitais norte-americano. Pertence ao conglomerado NASDAQ OMX Group, que também controla outras oito bolsas de valores localizadas nos países nórdicos europeus.

Possui listagens preferenciais, o que concede às empresas listadas visibilidade global, acesso a investidores em todo o mundo e expressa uma plataforma de negociação muito rápida. Adicionalmente, oferece serviços de soluções de negócios. Auxilia empresas públicas e privadas a minimizar os riscos, a maximizar a eficiência e aumentar a transparência6, 7, 8.

As empresas listadas no NASDAQ são conhecidas por aderirem à inovação e ao progresso. É considerada uma troca para a inovação e também é uma marca com enorme alcance global.

O mercado financeiro tende a considerar as empresas listadas na NASDAQ como de maior risco do que as empresas listadas na NYSE, responsável pela negociação de ativos mais tradicionaisEm princípio, o risco é maior porque a volatilidade é maior.

De acordo com ADVFN (2015)9, muitas das empresas listadas na NASDAQ desenvolvem e fabricam produtos de alta tecnologia, como eletrônicos, produtos para telecomunicação e desenvolvimento de software, além de atuarem no ramo da química e biotecnologia. Ou seja, este mercado de capitais é destinado às empresas classificadas como de tecnologia ou da chamada nova economia7.

As empresas cujas ações são negociadas na NASDAQ são, de um modo geral, menos endividadas do que aquelas que operam nas demais bolsas. Possuem poucas dívidas com bancos, menos estoques e menos ativos permanentes, como prédios, estruturas de equipamentos, móveis e utensílios. Há menor giro de ativos, maior liquidez e, portanto, mais dinheiro em caixa10.


3 - O CONCEITO DE EMPRESAS DE TECNOLOGIA

O mercado de capitais classifica as empresas de tecnologia ou da nova economia como tipo específico, que teriam diferenças básicas em relação às empresas tradicionais. As de tecnologia empregam em larga escala o conhecimento como matéria-prima de seus produtos. De acordo com Belli (2008)11, consideram-se como características principais das empresas de tecnologia a utilização de novas ideias e conceitos avançados em seus processos. Dessa forma a característica provável é o nível maior de gastos com pesquisa e desenvolvimento nessas empresas.

Esse autor buscou saber a relevância da tecnologia no valor das empresas. Utiliza a literatura de value relevance para medir o relacionamento entre o valor das empresas e variáveis contábeis e do mercado de capitais. Para avaliar o comportamento do valor das empresas de tecnologia em comparação com aquelas consideradas tradicionais, ou da velha economia, Belli estudou as companhias abertas que possuem ações cotadas nas bolsas americanas, NASDAQ e na NYSE ao longo de 12 anos, de 1997 a 2008.

Analisou 607 companhias, das quais 233 foram classificadas como empresas de tecnologia e 374 classificadas como empresas da velha economia. Demonstrou existir evidências de relacionamento positivo entre as despesas com pesquisa e desenvolvimento e o valor das empresas. Demonstrou também que há uma relação positiva entre o valor das ações e o fato das empresas serem de tecnologia.

Sendo assim, a troca das ações da PPC da bolsa NYSE para a bolsa NASDAQ indica que a empresa adquirida pelo grupo JBS pode ser caracterizada de tecnologia e que atua sob a nova economia. Ou seja, sua busca por ativos, tecnologia e know-how encontrou o que desejava nos Estados Unidos com a aquisição da PPC.

Dito de outra forma, o acesso à tecnologia de ponta desejado e buscado pelo grupo JBS fica ainda mais evidenciado nesta troca das ações de uma subsidiária do grupo JBS da NYSE para a NASDAQ.

Desta maneira, as estratégias de expansão da capacidade produtiva, mediante a internacionalização e atuação nos mercados globais, aliadas à diversificação da produção da carne bovina ao processamento intensivo da proteína animal, revelam interesses em reduzir custos fixos, pulverizar os riscos da concorrência e ter acesso à tecnologia de ponta.

Essa estratégia foi tão bem-sucedida que, em 2014, a Pilgrim’s Pride, já saneada pela JBS, apresentou nos Estados Unidos proposta para aquisição de 100% das ações da Hillshire Brands, uma das líderes no mercado americano de alimentos preparados à base de carnes, com sede em Chicago. Além disso, anunciou a celebração de um acordo para aquisição da totalidade das operações de aves da Tyson Foods Inc., em conjunto com JBS no México e no Brasil.

______________________________________________________ 

 

 

1AOUN, S.; VERDI, A. R. Inserção do grupo JBS na dinâmica do capitalismo contemporâneo. Revista de Economia Agrícola, São Paulo, v. 57, n. 2, p. 99-114, jul./dez. 2010.

 

2Há várias críticas ao setor por ter se beneficiado de recursos vindos de participações do BNDES. A composição acionária do grupo está disponível em BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS, BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO - BM&FBOVESPA. Banco de dados. São Paulo: Bovespa. Disponível em: <http://www.bmfbovespa
.com.br/Cias-Listadas/Empresas-Listadas/ResumoEmpresaPrincipal.aspx?codigoCvm=20575&idioma=pt-br>. Acesso em: 16 abr. 2015.

 

3AOUN, S.; VERDI, A. R. Estratégia de crescimento do grupo JBS: organização, gestão e governança da rede. In: SIMPÓSIO DA CIÊNCIA DO AGRONEGÓCIO, 2., 2014, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: UFRGS, 2014. P. 172-176. Disponível em: <http://media.wix.com/ugd/cbe4df_8adeb8ae8e9b46c29eeae9bf4980
7717.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2014.

 

4BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS, BOLSA DE VALORES DE SÃO APULO. Banco de dados. São Paulo: BM&Bovespa. Disponível em: <http://www.bmfbovespa.com.br/CiasListadas/EmpresasListadas/Resumo
InformacoesRelevantes.aspx?codigoCvm=20575&idioma=pt-br>. Acesso em: 9 abr. 2015.

 

5De acordo com relatório da Zacks a PPC tem ações negociadas na Nasdaq desde 2011 na indústria de produtos alimentícios de carne. ZACKS EQUITY RESEAECH. Company Reports. Chicago: Zacks. Disponível em: <http://www.zacks.com/stock/research/snapshot/PPC>. Acesso em: abr. 2015.

 

6National Association of Securities Dealers Automatic Quotation - NASDAQ. Banco de dados. Broadway: NASDAQ. Disponível em: <http://www.nasdaq.com/>. Acesso em: abr. 2015.

 

7National Association of Securities Dealers Automatic Quotation - NASDAQ. Markets. Broadway: NASDAQ. Disponível em: <http://www.nasdaqomx.com/aboutus/market-information/ourmarkets>. Acesso em: abr. 2015.

 

8National Association of Securities Dealers Automatic Quotation - NASDAQ. Banco de dados. Broadway: NASDAQ. Disponível em: <http://business.nasdaq.com/discover/index.html>. Acesso em: abr. 2015.

 

9ADVANCED FINANCIAL NETWORK - ADVFN. Nasdaq. São Paulo: ADVFN. Disponível em: <http://br.advfn.com/
bolsa-de-valores/nasdaq>. Acesso em: abr. 2015.

 

10Op. cit. nota 9.


11BELLI, M. M. Relevância do fator tecnológico no valor das empresas de tecnologia. 2009. 104 p. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.


Palavras-chave: NASDAQ, tecnologia, conhecimento.




Data de Publicação: 23/04/2015

Autor(es): Samira Aoun (samira@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor