Empresa brasileira se consolida no mercado global de carnes

A pecuária de corte brasileira, a partir do final do século XX, entrou em um processo de modernização, apesar de ainda se caracterizar pela produção extensiva com os animais criados a pasto. Essa característica, no entanto, acaba sendo positiva devido à menor dependência de suplementação alimentar, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

No cenário internacional, a pecuária brasileira destaca-se por ter o maior rebanho comercial. No entanto, os índices de produtividade são baixos quando comparado a outros países produtores. A pecuária de corte de São Paulo é o segundo produto agropecuário mais importante, somando mais de 7,84 bilhões de reais, na estimativa preliminar do VPA referente ao ano de 2014. Segundo dados do IBGE (2015), o plantel brasileiro tem crescido, assim como o abate. O estado tem grande importância na produção, abate do rebanho e exportação de um volume significativo de carne bovina; em 2014 o valor superou 14,5% do total exportado, gerando um receita de US$ 2,64 bilhões, embora o rebanho tenha sofrido retração de 5,6% no mesmo período.

Devido à grande importância da cadeia de proteína animal para a economia do estado de São Paulo, Samira Aoun, pesquisadora do IEA, desenvolveu um estudo sobre uma das maiores empresas da indústria de alimentos do mundo. Analisando a estratégia adotada pela empresa desde 2007, quando abriu seu capital na BM&F-Bovespa, mediante oferta pública de ações, a pesquisadora explica, passo a passo, como uma empresa nacional conseguiu obter sucesso no mercado global através da aquisição de uma empresa americana em vias de recuperação judicial e, após breve reestruturação, volta a negociar suas ações na bolsa NYSE, posteriormente transferindo-as para a NASDAQ, atingindo o grau de empresa de tecnologia.

Desta maneira, as estratégias de expansão da capacidade produtiva, mediante a internacionalização e atuação nos mercados globais, aliadas à diversificação da produção da carne bovina ao processamento intensivo da proteína animal, revelam interesses em reduzir custos fixos, pulverizar os riscos da concorrência e ter acesso à tecnologia de ponta”, destaca Samira Aoun.

Essa estratégia foi tão bem-sucedida que, em 2014, a empresa americana, já saneada, apresentou nos Estados Unidos proposta para aquisição de 100% das ações de uma das líderes no mercado americano de alimentos preparados à base de carnes, com sede em Chicago. Além disso, anunciou a celebração de um acordo para aquisição da totalidade das operações de aves de outra importante empresa do setor.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.


Mais informações:

Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Tel: (11) 5067-0498
naraguimaraes@sp.gov.br

Data de Publicação: 29/04/2015

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor