Ciclo de Seminários IEA discute o uso da água na agropecuária

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta, realizará na próxima quarta-feira, 10 de junho, a partir das 14 horas, a palestra: “Água e Agropecuária, o Neomalthusianismo Hídrico”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Eduardo Pires Castanho Filho, pesquisador científico do IEA. O evento faz parte do Ciclo de Seminários IEA e tem participação gratuita. Os interessados podem se inscrever no site: www.iea.sp.gov.br.  

De acordo com a organização do evento, a palestra tratará da polêmica sobre a escassez hídrica, salientando a importância em qualificar as teorias que estão por trás das análises que tem vindo a público e propor políticas públicas setoriais. Falará do alarmismo injustificado em torno do sumiço da água, e de que a sua principal causadora seria a agropecuária. Explicará que sem o ambiente rural, não existe produção de água e que o meio urbano é incapaz de prover suas próprias necessidades hídricas, salientando que até as florestas produzem menos água que as culturas agrícolas bem manejadas. Alguns exemplos de consumo de água por atividades serão ilustrados e propostas de melhoria na conservação de recursos hídricos serão feitas, com o devido respaldo legal.

O pesquisador tem publicado alguns artigos sobre o tema que estão disponíveis no site do IEA. O mais recente: Água e Uso pela Agropecuária: neomalthusianismo hídrico traz as reflexões de Eduardo Castanho que serão apresentadas na palestra.


Serviço:
Água e Agropecuária, o Neomalthusianismo Hídrico
Data: 10/06/2015
Horário: 14h00 às 16h00
Local: Instituto de Economia Agrícola - Praça Ramos de Azevedo, 254, 4º andar – Auditório


Mais informações:

Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Instituto de Economia Agrícola
Tel.: (11) 5067-0498

www.iea.sp.gov.br

Data de Publicação: 08/06/2015

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor