Um novo papel para a Agricultura é tema de seminário em Cabreúva

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através do Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta e a Prefeitura Municipal de Cabreúva, convidam para o seminário “Um novo papel para a agricultura de Cabreúva”. O evento, que será realizado na quinta-feira, 25 de junho, na Câmara de Vereadores, em parceria com as secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, apresentará os resultados do projeto elaborado pelo IEA.

Cabreúva tem as mesmas características dos municípios que se encontram próximos às regiões metropolitanas, densamente povoadas e que tem a área rural servida de boa infra-estrutura, o que explica o grande número de produtores que reside no estabelecimento agrícola. Os dados do Lupa (Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária, realizado em 2008, pelo IEA em parceria com a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), apontam que a pastagem é a forma mais freqüente de ocupação do solo, presente em 82,1% das propriedades. A vegetação natural aparece em 70,9%, já as culturas temporárias estão presentes em 30,5% e as perenes em 12,6% das UPAs.

O conhecimento gerado pela pesquisa identificou entraves nos sistemas de produção de leite e de hortaliças, constatando a necessidade de ações a serem implementadas em parcerias tanto pelo poder público municipal quanto pelo estadual, via serviços de pesquisa, extensão e informação com o intuito de consolidar economicamente os agricultores. Nesse seminário será apresentada nova proposta de produção com visão holística da agropecuária, apoiando o repensar de novo papel dos produtores corresponsáveis pela produção e qualidade da água e do meio ambiente em Cabreúva.  

Esse novo papel é de grande relevância considerando-se que o território de Cabreúva está localizado no bioma de Mata Atlântica, recobrindo as Serras do Japi e Guaxatuba, o vale do rio Tietê e os mananciais que abastecem os municípios de Cabreúva, Salto e Indaiatuba.
       


Programação:

8:00         Inscrição e Café

9:00         Abertura: prefeito, secretário de Agricultura de Cabreúva e Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta

9:15         Diagnóstico dos Sistemas de Produção - Leite e Horticultura

 9:45        Nova função da agricultura na sociedade moderna - Caso Catskill

10:15       Uma perspectiva para a agricultura familiar

11:15       Elementos para uma Nova Agricultura

12:00       Almoço

13:15       Depoimentos, discussão e perspectivas da agropecuária de Cabreúva e elaboração de um protocolo de intenção de ações para os produtores rurais

16:30       Encerramento



Serviço:
Seminário - Um Novo papel para a agricultura de Cabreúva
Data: 25/06/2015
Horário: 8:00 às 17:00
Local: Câmara Municipal de Cabreúva


Mais informações:

Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Instituto de Economia Agrícola
Tel.: (11) 5067-0498

www.iea.sp.gov.br

Data de Publicação: 23/06/2015

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor