Pesquisador do IEA analisa o Mercado de Ovos em São Paulo

O Estado de São Paulo é o maior produtor nacional de ovos, com 34,33% da produção brasileira, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta). A competitividade do setor tem crescido nas últimas décadas com a profissionalização, produção em escala, adoção de tecnologia, melhoria no material genético das aves, ampliações e automações dos galpões, adequações climáticas e processos de classificação, embalamento e melhoria nos. Mas uma grande parte da avicultura de postura ainda é composta por produtores independentes de pequeno e médio porte, os quais preparam suas próprias rações, em sistemas de criação em gaiolas, com tecnologias ultrapassadas e que tem importância no abastecimento dos mercados local e regional.

Tomando por base os dados levantados pelo Instituto de Economia Agrícola, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), em 2014, a produção estadual foi de 33,5 milhões de caixas, valor 5,4% menor que o obtido em 2013. Esse declínio no valor da produção estadual de ovos pode ser atribuído tanto ao calor excessivo do início de 2014, que levou à morte cerca de 3% das aves poedeiras quanto aos baixos preços recebidos pelo avicultor, sobretudo a partir de junho de 2014. A renda agrícola passou de R$2,056 bilhões para R$1,833 bilhão, registrando uma queda de 11,29% no período 2013-2014, e posicionando a produção de ovos em quinto lugar no ranking do Valor da Produção Agropecuária Paulista (VPA).

O período da quaresma é considerado a melhor época do ano para o mercado de ovos, pois, tradicionalmente, há abstinência de carnes, e o ovo é uma das alternativas proteicas na mesa dos consumidores. Não bastasse o aumento da demanda, há também um declínio da oferta devido à menor luminosidade do outono, desestimulando a postura, e à muda de penas, que gera estresse nas aves. Esses fatores estimulam a elevação do preço da caixa de ovos. Passando a quaresma o mercado muda, começa a equilibrar a demanda, e os preços se acomodam ao longo do ano”, comenta Maximiliano Miura, pesquisador do IEA. Em 2014, os preços das carnes, principalmente da bovina, subiram muito acima da inflação, o que pode impulsionar em 2015 a demanda por ovos como produto substituto.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, destaca a importância das análises do mercado como importante instrumento disponível a todos os membros da cadeia do agronegócio para otimização de suas ações.  “O governador Geraldo Alckmin sempre recomenda que possamos ser parceiros dos produtores. Esses estudos vão ao encontro a isso, pois possibilitam direcionamentos para que se tenha mais eficiência na cadeia produtiva”, destacou

Para ler o artigo na íntegra e conferir as tabelas, clique aqui.


Mais Informações


Nara Guimarães
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Comunicação
e-mail: naraguimarães@sp.gov.br
Tel.: (11) 5067-0562

Data de Publicação: 16/07/2015

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor