IEA apresenta palestra sobre Assédio Moral

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta, realizará, na próxima quarta-feira, 9 de setembro, a partir das 14 horas, a palestra: “O Assédio Moral no Ambiente de Trabalho”, ministrada por Flávio Antas Corrêa, executivo público, especialista em Direito do Trabalho e Governo e Poder Legislativo. O evento faz parte do Ciclo de Seminários IEA e tem participação gratuita. Os interessados podem se inscrever no site: www.iea.sp.gov.br.  

Para facilitar a compreensão, o palestrante define assédio moral como: atos persecutórios intencionais, sistemáticos, repetitivos e de longa duração, que visam a prejudicar o trabalhador e o meio ambiente do trabalho, através de conduta ofensiva, abusiva e humilhante.

De acordo com a organização do evento, o assédio moral é um mal que assola o ambiente de trabalho desde meados da década de 1990. Em razão da globalização, da exigência de maior produtividade e do fantasma do desemprego, os trabalhadores ficaram expostos a todo tipo de humilhação praticada por chefias despreparadas para conduzirem seus subordinados e acabam aceitando o assédio como parte do mundo laboral.
 
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho – OIT, pelo menos um terço da população economicamente ativa já sofreu alguma forma de assédio moral no Brasil. Na região Sudeste, a incidência chega a 66%, seguida pela região Sul (21%). A advogada trabalhista Sylvia Romano, que levanta os dados, informa ainda que há estudos onde foram ouvidas, no Brasil 2.072, pessoas. Dessas, 42% declararam ter sofrido repetitivas humilhações no trabalho. Pesquisas indicam que as vítimas dessa violência apresentam problemas de saúde que vão desde alterações de sono e apetite, como dores e distúrbios generalizados, até desequilíbrios emocionais que podem chegar à tentativa de suicídio.  


Serviço:
O Assédio Moral no Ambiente de Trabalho
Data: 09/09/2015
Horário: 14h00 às 16h00
Local: Praça Ramos de Azevedo, 254, 3º andar – Sala Ruy Miller Paiva

Data de Publicação: 04/09/2015

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor