Preços Agropecuários apresentam a primeira queda do ano

O IqPR - Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista registrou a primeira queda no ano de 2015 no mês de julho (-0,74%) na comparação com o mês anterior, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA). Os produtos que apresentaram as maiores altas foram: carne de frango (7,83%), trigo (4,68%) e banana nanica (4,29%).  

No caso da carne de frango, o alto consumo pelo mercado interno, em substituição à carne bovina, e a elevação das exportações, em função do embargo ao mercado americano devido aos casos de influenza, foram os principais instrumentos que pautaram o reajuste dos preços recebidos pelos avicultores em julho. Para o trigo, a alta do dólar foi a principal interferência. Assim, biscoitos, macarrões e o famoso pãozinho francês estão na lista dos possíveis alimentos que sofrerão repasses e pressionarão os índices de inflação nos meses vindouros.  A baixa luminosidade do período de inverno retardou o crescimento e a formação dos cachos de banana, gerando a escassez que provocou aumento nos preços do produto, explicam Danton Bini e José Alberto Angelo, pesquisadores do IEA.

Já os produtos que apresentaram quedas mais significativas de preços foram: laranja para mesa (12,41%), arroz (10,03%) e tomate para mesa (8,61%). Na mesma linha do apresentado no mês anterior, a não efetivação de compras por parte das agroindústrias levou ao comércio de mesa (in natura) um excesso de laranja oriundo de citricultores independentes, o que incitou o mercado à desvalorização do produto. Um excedente de arroz presente no final da safra gaúcha do produto e baixos indicativos de consumo pautaram a queda do preço do produto no mercado nacional em julho. Contudo, o escoamento via exportação e o reaquecimento da demanda já indicam para agosto uma reversão na curva dos preços com a entrada da entressafra, esclarecem os autores.

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas, clique aqui.


Por Nara Guimarães
Instituto de Economia Agrícola
Assessoria de Imprensa
Telefone: (11) 5067-0069

Data de Publicação: 08/09/2015

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor