Estatísticas Agropecuárias Paulistas são discutidas no IEA

Foi realizada no dia 29 de setembro, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a 222a reunião do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias de São Paulo (GCEA/SP). O grupo é formado por técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as três instituições que divulgam estatísticas de previsão e estimativas de safras. Também integram o grupo: representantes da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (FSEADE),), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), Banco do Brasil, Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR).

Criado na década de 1970, atualmente o GCEA/SP é coordenado pelo professor Nicolau Tadeu Arcaro. O objetivo das reuniões é discutir os dados apresentados pelas três instituições para uma determinada cesta de produtos e eleger o que mais reflete a realidade; sendo que, em algumas situações, é possível que o grupo decida fazer uma média dos três dados, nesse caso, o novo dado é denominado Número GCEA.

A semelhança entre os dados da Pesquisa de Estimativa de Safra realizada pelo Fundecitrus e às do levantamento mais recente do IEA; a redução da área destinada à cultura da cana-de-açúcar, em função da mecanização na colheita, e que a produção de feijão preto no Estado deve ser muito pouco significativa, foram alguns dos temas tratados durante a reunião. Os representantes do IBGE também comunicaram que o Instituto pretende introduzir, a partir do próximo ano, mais uma reunião no calendário do GCEA, que terá por objetivo avaliar as produções pecuária, extrativista e da silvicultura do estado.

Participaram da reunião: Nicolau Tadeu Arcaro, Bianca Schmid, Claudio Fabiano Silva, pelo IBGE; Carlos Ferreira Bueno, Vagner Azarias Martins e José Alberto Angelo e Denise Viani Caser, pesquisadores do IEA; Diógenes Kassaoka, Amarílis Campos,  Robson Teixeira Santos e  Maria Magdalena Hiviart, do ICA, ambos ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Isabela Costa, da CitrusBR; Benedito Tadeu Calsolari, do  Banco do Brasil; Cláudio Lobo de Avila, representando a Conab; Leonardo Sgargeta Ustulin, pela Faesp; Gabriel de Almeida, da Ceagesp e Maria Rosa Borin, pela FSEAD. 

Data de Publicação: 09/10/2015

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor