Palestra no IEA aborda os resultados do Protocolo Agroambiental

Foi realizada nesta quarta-feira, 7 de outubro, nas dependências da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, a palestra intitulada: Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético Paulista: dados consolidados das safras 2007/08 a 2013/14 ,apresentada por Carolina Roberta de Matos, mestre em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia e Ecóloga pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), especialista ambiental no Projeto Etanol Verde, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e Rejane Cecília Ramos, engenheira agrônoma, pesquisadora científica   do Instituto de Economia Agrícola (IEA). O evento, que faz parte do Ciclo de Seminários IEA, contou com a participação de pesquisadores, estudantes, técnicos e representantes do setor.  

O Protocolo Agroambiental surgiu de um acordo pioneiro entre o governo do Estado de São Paulo, representado pelas Secretarias de Agricultura e Abastecimento (SAA) e do Meio Ambiente (SMA), e o Setor Sucroenergético, representado pela União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) e pela Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), visando a criação de mecanismos para estimular e consolidar o desenvolvimento da produção sustentável de cana-de-açúcar no Estado. Idealizado com o intuito de eliminar a utilização de fogo na colheita; o Protocolo Agroambiental não se limitou a atingir esse objetivo, por meio de suas diretivas possibilitou a consolidação de uma nova estrutura produtiva, baseada na adoção de melhores práticas de sustentabilidade ambientais e sociais pelo setor produtivo.

Entre os resultados positivos observados com a implantação do Protocolo Ambiental, as pesquisadoras citaram  o aumento no número de colhedoras de 917 em 2007, para 2.856 em 2013/14, o que representou acréscimo de mais de 310% em investimentos realizados pelas usinas signatárias e seus fornecedores; a redução da queimada palha,  o que resultou na não emissão de mais de  26,7 milhões de toneladas de poluentes e de4,4 milhões de toneladas de gases de efeito estufa e o  aumento de mais de três mil hectares de áreas ciliares entre as safras 2009/10 e 2013/14 , assim como a  redução do consumo de água no processamento industrial da cana de açúcar .

Apesar das dificuldades que o setor sucroenergético vem experimentando, as usinas e fornecedores de cana signatários continuaram investindo em tecnologias e metodologias de implementação das boas práticas agroambientais previstas nas diretivas técnicas do Protocolo. O novo sistema de produção do trouxe consigo desafios que precisam ser superados em conjunto com o poder público. As pesquisadoras destacam  a adoção de práticas adequadas de conservação de solo em consonância com as exigências de rendimentos operacionais da colheita mecânica; a valorização da cana-de-açúcar e seus produtos, com a criação de mecanismos que desonerem o produtor e promovam a melhoria de sua margem de lucro e alternativas de uso e exploração das áreas que poderão deixar de produzir em função da dificuldade em atender às exigências da produção de cana-de-açúcar  no novo sistema adotado pelo setor, com a mecanização da colheita.

O governo estadual está acompanhando os avanços do setor, através de suas secretarias e tem se posicionado com relação às demandas apresentadas.  Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento, lembra que o estado de São Paulo foi pioneiro em pesquisas e desenvolvimento nesta área. “O governador Geraldo Alckmin reconhece a importância do apoio à produção canavieira. Entre as medidas adotadas para estimular o setor, podemos destacar as pesquisas com mudas pré-botadas desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC), de Campinas e a diminuição para 12% do ICMS do etanol. Essa gestão tem trabalhado em diversas frentes para ajudar os produtores, empresários e trabalhadores a vencer a inércia que tomou conta do setor”.  

 
Para informações detalhadas sobre os resultados do Protocolo Agroambiental, inclusive os dados regionais, clique aqui.

Para este press release existem fotos disponíveis que podem ser solicitadas pelo telefone (11) 5067-0069 ou e-mail saacomunica@sp.gov.br.

Há opção ainda de serem baixadas pelo Flickr da Secretaria no seguinte endereço:  https://www.flickr.com/photos/agriculturasp/albums/72157659626399375/with/22011584216/

Credito: (Yolanda Frutuoso/ComunicaçãoSAA)


Por Nara Guimarães

Mais informações
Assessoria de Comunicação - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Telefone: (11) 5067 - 0069

Data de Publicação: 09/10/2015

Autor(es): Instituto de Economia Agrícola (iea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor