Preços Agropecuários sobem 3,51% em setembro, segundo IEA

O IqPR Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista registrou alta de 3,51% no mês de setembro de 2015 na comparação com o mês anterior, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta). Os produtos que apresentaram as maiores elevações nas cotações do mês de setembro foram: batata (45,55%), laranja para indústria (29,40%), carne suína (23,80%), amendoim (20,13%), arroz (18,10%) e milho (6,61%). 

Para batata, as chuvas no início de setembro dificultaram as colheitas do produto, o que elevou os preços recebidos pelos produtores no Estado de São Paulo. Com a manutenção de preços mais elevados no varejo da carne bovina, a carne suína continuou a apresentar demanda aquecida tanto no mercado interno como no externo. Mesmo efeito para a carne de frango, que tem demanda aquecida no mercado interno com valorização em 5,91%.

 

De acordo com Danton Bini e José Alberto Angelo, pesquisadores do IEA, os produtos que apresentaram quedas mais significativas foram: tomate para mesa (12,06%) e ovos (8,04%).

 

Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, destaca que os levantamentos de preços ao produtor, realizados pelo IEA, são importantes balizadores para o cálculo do valor da produção agropecuária. “A análise do comportamento dos preços, juntamente com outras informações produzidas pelo Instituto permitem que a Secretaria de Agricultura elabore políticas adequadas para apoiar o produtor. Orientados pelo governador Geraldo Alckmin estamos cada vez mais próximos do setor produtivo”, concluiu.

 

 

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas, clique aqui.

Data de Publicação: 29/10/2015

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor