IEA divulga a estimativa preliminar do VPA Paulista em 2015

Levantamento detecta a escalada da soja e do milho, mas o amendoim sai na frente e emplaca 38,1% de aumento.


O cálculo do Valor da Produção Agropecuária (VPA) permite observar o desempenho econômico das principais atividades do setor, constituindo-se em um parâmetro de análise muito útil para tomadas de decisão, tanto por parte dos agentes dos diversos segmentos das cadeias produtivas para auxiliar no planejamento, como também pelo Governo na elaboração e implantação de políticas públicas. Em 2015, o VPA paulista está preliminarmente estimado em R$ 61,5 bilhões, contra R$ 55,7 bilhões no ano anterior, portanto 10,4% superior, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta).


A soja que ocupava a nona posição em 2014 galgou degraus e está ocupando a quinta posição, o café e a laranja para indústria caíram 1 posição – da sétima para a oitava e da quinta para a sexta, respectivamente. Os ovos de galinha subiram 1 posição - da oitava para a sétima posição, destacam José Roberto da Silva, Carlos Bueno, Danton Bini, Denise Caser, Eder Pinatti, Eduardo Pires Castanho Filho e Paulo Coelho, pesquisadores do IEA, responsáveis pelo levantamento.

O grupo de Grãos e Fibras também apresentou aumento expressivo, basicamente influenciado pelos VPAs da soja e do milho, produtos com maior participação no grupo e que se encontram bem colocados no ranking estadual. Merece destaque o comportamento do amendoim cujo VPA aumentou 38,1%, em função de expansão na produção de 36,5%.

O único grupo que apresentou redução do VPA foi o de Frutas Frescas, muito in­fluen­ciada pelos menores preços recebidos da banana (15,67%), que ocupa a 12ª posição no ranking do VPA do estado e também do limão, produto do grupo cujo preço recebido pelo produtor apresentou a maior queda (24,19%), produto que ocupa a 15ª posição.

O aumento de 0,40% no VPA do grupo dos produtos florestais é devido ao acréscimo de 1,0% na produção de madeira, tanto de eucalipto quanto de pinus. O setor de resinas, que contribuiu para a sustentação do nível do VPA de produtos florestais em 2014, em 2015 terá uma redução, visto que as cotações se apresentaram 9,2% menores do que a verificada no ano anterior.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, destaca que a estimativa do Valor da Produção Agropecuária de 2015, baseada em dados obtidos por meio dos levantamentos sistemáticos de previsões e estimativas de safra, realizados pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), permite verificar o incremento do desempenho das atividades agropecuárias paulistas. “Orientados pelo governador Geraldo Alckmin estamos cada vez mais próximos do setor produtivo e essa é a forma de atuação da nossa secretaria ”, concluiu

Para ler esse artigo na íntegra e consultar as tabelas, clique aqui.

 

Data de Publicação: 05/11/2015

Autor(es): Instituto de Economia Agrícola (iea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor