Preços Agropecuários sobem 1,88% em outubro

O IqPR - Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista registrou alta de 1,88% no mês de outubro de 2015 na comparação com o mês anterior. Os produtos que apresentaram as maiores elevações nas cotações do mês foram: milho (13,22%), trigo (11,9%), banana nanica (10,39%), soja (6,13%), café (6,1%), ovos (4,39%) e carne de frango (4,13%), informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

 

Dos quatorze produtos de origem vegetal pesquisados, nove apresentaram altas nas cotações, sendo que cinco desses produtos são commodities (milho, soja, trigo, café e algodão), e também a cana-de-açúcar com seus subprodutos açúcar (commoditie) e etanol (cotação na BM&F), que foram beneficiados em parte pela valorização do dólar diante à moeda brasileira, afirmam José Alberto Angelo e Danton Bini, pesquisadores do IEA.

 

Para os produtos de origem animal, apenas o leite apresentou recuo de preços em outubro/2015, com o aumento da oferta do produto influenciado pela melhor qualidade da pastagem, enquanto as carnes (bovina, suína e frango) tiveram cotações em alta acompanhada dos ovos. Esse comportamento de valorização dos preços reflete o aumento dos custos de produção (ração animal à base de milho e soja e da energia elétrica) para criação de suínos e frangos e também o aumento da demanda no mercado varejista, que substitui em parte o consumo da carne bovina com preços maiores, além da proximidade das festas de final de ano.

 

Já os produtos que apresentaram as quedas mais significativas de preços foram: batata (21,34%), laranja para indústria (15,78%) e tomate para mesa (10,86%). Para batata e tomate, a queda das cotações reflete a normalização da produção após o período seco e quente em agosto e as fortes chuvas no mês de setembro nas principais regiões produtoras.

 

Para ler o artigo na íntegra e conferir as tabelas, clique aqui.

Data de Publicação: 19/11/2015

Autor(es): Instituto de Economia Agrícola (iea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor