IEA divulga a segunda estimativa de Oferta e Demanda de Milho no Estado de São Paulo em 2015

A segunda estimativa de oferta e demanda de milho no Estado de São Paulo em 2015, realizada pela Câmara Setorial de Milho, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, confirma recuperação do suprimento, com a expansão da produção da primeira safra para 2,619 milhões de toneladas e a segunda com 1,495 milhão de toneladas do cereal, respectivamente de 7,8% e 22,7% maior, em relação ao ano anterior, de acordo com os levantamentos de Previsão de Safras realizados pela Pasta, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

O consumo animal continua com forte demanda, confirmando a informação dos técnicos e representantes dos segmentos da cadeia produtiva do milho no Estado de São Paulo, para os criadores de aves de corte e de postura, existe expectativa de crescimento entre 5% e 6%, respectivamente. Para os suinicultores, a demanda de milho poderá ter um acréscimo de 2,5%, afirmam Maximiliano Miura e José Roberto da Silva, pesquisadores do IEA.

Foi estimado aumento da atividade industrial, com consumo de 1,380 milhão de toneladas de milho e a oferta do não comercial em 486 mil toneladas, correspondendo respectivamente a 2,6% e 0,2% do consumo total do Estado de São Paulo. Com a elevação do dólar, o setor poderá ganhar margens, dinamizando a atividade industrial.

Ademais, espera-se que o Estado de São Paulo consuma 8.345 mil toneladas de milho em grão, ou seja 3,2% a mais que em 2014. Porém, haverá redução de 3,2% no volume importado de outros estados (4.815 mil toneladas), devido à elevação de 12,8% da produção e ao aumento dos estoques, o que poderá contribuir para a os ajustes dos preços recebidos pelo produtor.

A safra atual teve um crescimento de 14,53% em relação ao ano anterior. Trata-se uma boa notícia para os produtores de proteína animal, principalmente avicultores e criadores de rebanho de corte e leite, que utilizam o produto para compor a dieta de suas criações no período de entressafra”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.


Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Data de Publicação: 12/12/2015

Autor(es): Instituto de Economia Agrícola (iea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor