O futuro das regiões rurais, em palestra no IEA

            O Instituto de Economia Agrícola (IEA) promove, no dia 22 de junho, às 15horas, a palestra 'O futuro das regiões rurais' do sociólogo Ricardo Abramovay. Ele é professor titular do Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração (FEA) e do Programa de Ciência Ambiental (Procam) da Universidade de São Paulo (USP).
            Abramovay é autor do livro O Futuro das Regiões Rurais, onde analisa as novas dimensões da ruralidade. Segundo o sociólogo, a ruralidade é um valor ao qual o mundo contemporâneo atribui crescente importância, por seu significado na preservação da biodiversidade e no estilo de vida cada vez mais procurado pelos habitantes dos grandes centros. Defende que o meio rural não é apenas agricultura, indústria e comércio. É também a manutenção ambiental das regiões interioranas e de sua imensa capacidade de organização, que fazem destes atributos as bases da geração de ocupação e renda.
            Para ele, a revalorização das regiões interioranas é um dos mais importantes fenômenos demográficos, sociais e culturais do início do milênio. Nunca, como durante a segunda metade do século XX, as aglomerações metropolitanas cresceram tanto. Apesar disso, para Abromovay, já se notam sinais consistentes de que as áreas não densamente povoadas apresentam um dinamismo que contradiz as previsões, segundo as quais o mundo rural desempenharia um papel de menor importância no desenvolvimento contemporâneo.
            De acordo com o sociólogo, as funções convencionais de fornecimento de matérias-primas e mão-de-obra para o crescimento econômico são cada vez menos importantes, diante dos próprios atributos territoriais que definem, conceitualmente, a ruralidade. Agricultura, indústria e comércio são setores econômicos. Já a ruralidade é um valor ao qual o mundo contemporâneo atribui cada vez mais importância, por seu significado na preservação da biodiversidade e no fortalecimento das manifestações culturais variadas e por um estilo de vida que os habitantes dos grandes centros buscam cada vez mais.
            Em seu livro, Abromovay cita que a nossa civilização habituou-se a enxergar o meio rural como o local da produção agropecuária, no qual os imperativos da eficiência seriam incompatíveis com a manutenção de um tecido social, rico e diversificado. Para ele, os últimos anos vêm mostrando, de maneira às vezes surpreendente, fontes de desenvolvimento associadas não só à manutenção da integridade ambiental e paisagística das regiões interioranas, mas também a uma imensa capacidade de organização para fazer desses atributos as bases da geração de ocupação e renda.
            A palestra será realizada na sala de reuniões do IEA, que fica na sede da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, à Avenida Miguel Stéfano, 3900, Água Funda, São Paulo, Capital. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (11) 5067-0531/0529 ou pelo e-mail: rjunko@iea.sp.gov.br.

Wilson Tomanik

Data de Publicação: 18/06/2004

Autor(es): Wilson Tomanik Consulte outros textos deste autor