IEA recebe certificado de qualidade ISO 9001 pelo seu sistema de gestão

            O Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, acaba de receber o certificado de qualidade ISO 9001:2000. A ISO 9001 é uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que certifica sistemas de gestão da qualidade.
            Em 2002, o IEA implantou o Programa da Qualidade Total (PQTIEA) com o objetivo de reorganizar os processos produtivos da instituição, bem como revisar os métodos de trabalho, aumentar a produtividade da equipe técnica e dos funcionários de apoio, melhorar a infra-estrutura de trabalho e modernizar o sistema de difusão dos produtos gerados pela instituição.
            O PQTIEA parte do princípio de que o Instituto tem sua ação focada nos usuários tanto do setor privado quanto do setor público, em especial os agentes das cadeias produtivas do agronegócio, as escolas e entidades de pesquisa e os diferentes setores inclusive de comunicação. Entre as ações de gerenciamento previstas no PQTIEA, podem ser destacadas a difusão e o comprometimento com a qualidade dos serviços e produtos; a qualidade organizacional através de processos de trabalho; mecanismos de atendimento às reclamações dos usuários; e mensuração da produtividade.
            Em maio de 2004, após auditoria externa do sistema de gestão da qualidade por parte da empresa SGS ICS Certificadora Ltda., em conformidade com os requisitos da norma de qualidade NBR ISO 9001:2000, o IEA teve a sua certificação aprovada pelo INMETRO, recebendo o certificado número BR04/1215.
                Política da qualidade – A implantação do PQTIEA levou à definição da política de qualidade do Instituto que está resumida em cinco itens: qualidade na produção de análises e informações econômicas para os agronegócios; qualidade no atendimento (atenção, agilidade, respeito e confiabilidade); maximização de resultados, produtividade e qualidade; contínuo aperfeiçoamento dos recursos humanos; e busca permanente da qualidade e da produtividade.
            O PQTIEA exigiu ainda a construção de indicadores de desempenho e da qualidade, que permitem medir, monitorar, analisar e melhorar os processos produtivos. No processo de planejamento das atividades do IEA, os principais indicadores são número de projetos de pesquisa/ano por técnico, número de artigos individuais/ano por técnico e número de novos artigos/mês no site na internet (www.iea.sp.gov.br ).
            No processo de levantamento de informações estatísticas, os indicadores prevêem a antecipação do horário de disponibilização dos preços diários no site, do dia de disponibilização dos preços mensais no site e do dia de disponibilização das previsões de safra.
            No processo de distribuição, para ampliar o acesso e divulgação das informações e dos produtos gerados pelo IEA, o indicador prevê o aumento percentual do material distribuído. Além disso, foram definidos indicadores relativos a treinamento de recursos humanos (capacitação), articulação com outras instituições (captação de recursos), controle de material permanente e apoio de informática.

José Venâncio de Resende

Data de Publicação: 22/06/2004

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor