Situação da Febre Aftosa no Brasil

O Brasil conseguiu se posicionar com destaque no mercado internacional de carne bovina, entre outros fatores, devido ao intenso trabalho de prevenção e controle para a ausência da febre aftosa no País, tornando-se o maior exportador mundial de Carne bovina. A conclusão está no artigo “Situação da Febre Aftosa no Brasil”, da pesquisadora do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Rosana de Oliveira Pithan e Silva.

De acordo com a especialista, existe uma preocupação do Estado com a segurança alimentar dos consumidores e saúde animal. A doença afeta diretamente o comércio exterior de carne e derivados, por isso tem sido foco de intensa campanha preventiva realizada no Estado de São Paulo desde 1969. A pesquisadora ressaltou que, segundo informações do Ministério de Agricultura e Abastecimento, apesar do grande avanço, o Estado deve ser o último a ser reconhecido área livre da vacinação, devido ao fato de ser uma área de trânsito de bovinos, o que faz necessário ter um processo gradual de retirada com monitoramento dos outros estados.

O artigo completo pode ser acessado neste link.

“O principal efeito da ocorrência da doença é comercial, pois afeta enormemente o comércio interno e, principalmente, as exportações, já que a ocorrência de foco de aftosa interfere de imediato nas vendas externas do produto. O maior impacto, por consequência, é financeiro, pois atinge a balança comercial do País e, com isso, reduz os ganhos dos frigoríficos e produtores. Quando a doença atinge os animais, é necessário sacrificá-los já a partir da detecção de apenas um animal infectado na propriedade”, explicou a pesquisadora no artigo.


Por Paloma Minke

Mais informações
Assessoria de Comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

(11) 5067-0069

Data de Publicação: 10/06/2016

Autor(es): Instituto de Economia Agrícola (iea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor