Comitiva chinesa visita Secretaria e busca informações sobre a produção paulista de cana-de-açúcar

Delegação da província de Chong Qing, no interior da China, foi recebida pela diretora-técnica do IEA, Marli Mascarenhas, e equipe

 

Uma delegação da província de Chong Qing, situada no interior da China, visitou a sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para saber mais sobre a produção agropecuária paulista. Uma das quatro províncias da China, Chong Qing tem mais de cinco milhões de habitantes, e entre as principais atividades agrícolas estão o cultivo de cereais, laranja, tabaco e seda, além de contar com depósitos de carbono, gás natural, alumínio, estrôncio, mármore e mercúrio.  

 

A comitiva chinesa, composta por oito visitantes, foi recepcionada pela diretora-técnica do Instituto de Economia Agrícola (IEA), Marli Dias Mascarenhas Oliveira, que falou sobre as principais atribuições da Pasta e apresentou as atividades realizadas pelo instituto de pesquisa, como o levantamento do Valor da Produção Agropecuária (VPA), Estimativas e Previsões da Safra e o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) . “Ressaltamos a importância do trabalho desempenhado pelo IEA para fornecer dados e estatísticas que contribuem para formular políticas públicas para ampliar a produtividade no segmento agropecuário, assim como ajudam a orientar os produtores rurais e a sociedade”, avaliou a diretora.

Os visitantes puderam esclarecer as principais dúvidas sobre a coleta de preços e a cultura da cana-de-açúcar no Estado paulista com os pesquisadores científicos da Secretaria, José Roberto da Silva, Katia Nachiluk e Rejane Cecília Ramos, que atuam no IEA.

Interessados nas práticas sustentáveis promovidas pelo governo paulista, os visitantes também conheceram os resultados do Protocolo Agroambiental, projeto realizado em pelas Pastas de Agricultura e Abastecimento e do Meio Ambiente em parceria com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e a Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), para estimular e consolidar o desenvolvimento da produção sustentável de cana-de-açúcar no Estado.

Os representantes da comitiva avaliaram a visita como “muito boa e importante para conhecer as áreas mais promissoras da agricultura brasileira, especialmente no que se refere à soja e à cana-de-açúcar”. De acordo com dados do IEA, a China foi o segundo maior mercado consumidor de açúcar e terceiro do etanol brasileiro, representando, respectivamente, 9,9% e 4,7% do total de exportações do País em 2015.


Por: Paloma Minke

Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Data de Publicação: 11/08/2016

Autor(es): Instituto de Economia Agrícola (iea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor