Universitários do Peru visitam Instituto de Economia Agrícola

Alunos da Universidad Del Pacifico, em Lima, no Peru, visitaram a sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no dia 10 de agosto, para conhecer as atividades de pesquisa desenvolvidas pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão de assessoria técnica, pesquisa e apoio ao desenvolvimento do agronegócio paulista.

No total, 13 estudantes, entre 20 e 22 anos, que frequentam o 4º e 5º ano dos cursos de Negócios Internacionais, Administração, Engenharia Empresarial, Economia, Contabilidade da instituição peruana foram recepcionados pelo diretor-técnico do IEA, Celso Luis Rodrigues Vegro, que ressaltou o dinamismo do setor.

“O Brasil se consolida, cada vez mais, como uma potência agrícola, sendo o segmento que tem trazido bons resultados, apesar da crise econômica vivida no Brasil. Receber alunos de diversas áreas de estudo nos permite fazer um questionamento maior do setor a partir de olhares diferenciados”, afirmou.

Interessados em obter mais informações com os pesquisadores da Secretaria, que atuam no IEA, Danton Leonel Bini, Vagner Azarias Martins e José Alberto Ângelo, que fizeram uma apresentação sobre as atividades do setor, os alunos peruanos fizeram diversos questionamentos sobre os investimentos do governo paulista em inovação e tecnologia, mercado, políticas públicas, metodologia de estudos de previsão de safra, transgenia, entre outros temas.

“Há que se analisar os diversos aspectos da inovação como, por exemplo, a incorporação da vitamina A no arroz, que poderá suprir uma carência nutricional importante às nações que consomem o alimento, podendo retirar bilhões de pessoas da condição de subnutrição”, observou o diretor do Instituto.

Outro aspecto ressaltado foi a estrutura do IEA para gerar estatísticas e análises. “Contamos com um software de última geração, mundialmente utilizado, que não gera perdas de informações conforme aumentam o volume das informações coletadas. A sua capacidade de indexação possibilita uma rápida pesquisa dos dados, em menos de um segundo. Ele é robusto e confiável”, afirmou José Alberto Ângelo.

“É importante para os alunos aprenderem como se desenvolve um país, e como o Brasil tem um setor agrícola muito forte, queremos imaginar como ocorre este desenvolvimento, quais as diferenças de metodologia, como utilizam os dados e informações coletados, que produtos tem que nós não temos”, observou a assistente de Negócios Internacionais da Universidade, Maria Estrella Peinado, ressaltando que o grupo passou ainda pelas cidades de Buenos Aires, na Argentina e Santiago, no Chile.

A aluna do curso de Negócios Internacionais, Gabriela, demonstrou especial interesse em conhecer as inovações tecnológicas na agricultura do Brasil e fazer um comparativo das práticas no Peru. “Em nosso país, por exemplo, há um grande incentivo na produção de aspargos, que é exportado para a França e os Estados Unidos”, disse a estudante.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, destacou a importância do intercâmbio de conhecimentos entre os países. “A nova geração profissional está atenta às tendências mundiais de tecnologia e inovação para o setor agropecuário. Aproximar o conhecimento gerado pelos nossos institutos de pesquisa da sociedade, inclusive internacionalmente, é nosso dever como órgão público e uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin para a Pasta”, afirmou o secretário.

Além da visita à Secretaria, as atividades do grupo peruano incluíram ainda as Federações das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae SP), Natura, Escritório Comercial do Peru e a Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (BM&F).



Por: Paloma Minke
Fotos: João Luiz

Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069

Data de Publicação: 11/08/2016

Autor(es): Instituto de Economia Agrícola (iea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor