Pesquisador do IEA em livro da Embrapa sobre milho verde

'Aspectos econômicos da comercialização e custo de produção', do pesquisador do IEA Alfredo Tsunechiro e dos economistas Jason de Oliveira Duarte e Marcos Joaquim Mattoso, é um dos capítulos do livro 'O cultivo do milho verde' lançado recentemente pela Embrapa Milho e Sorgo. A publicação apresenta, em 12 capítulos, informações desde a escolha da variedade mais apropriada até a comercialização, passando pelo controle de pragas e doenças.

O livro é fruto da interação de pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, da Embrapa Hortaliças e do Instituto de Economia Agrícola (IEA –Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Reúne valiosas informações tecnológicas sobre o cultivo e a comercialização do milho-verde comum e do milho-doce, visando proporcionar aos produtores maiores rendimentos e melhor qualidade do produto a ser oferecido ao consumidor.

Até há pouco tempo, os agricultores brasileiros utilizavam para milho verde as mesmas cultivares empregadas para a produção de grãos. A demanda crescente e as exigências cada vez maiores dos consumidores estão levando ao desenvolvimento de cultivares específicas para milho verde.

O consumo do milho verde é tradicional no país. Ele pode ser utilizado como ingrediente para a fabricação de bolos, biscoitos, sorvetes; pode ser processado para fazer pamonha, suco, curau; e ainda pode ser consumido cozido ou assado. O cultivo desse tipo de milho é quase exclusivo de pequenos e médios agricultores, que produzem em pequena escala e fazem a colheita do produto manualmente.

Exemplares da publicação podem ser adquiridos na Embrapa Informação Tecnológica ou na Embrapa Milho e Sorgo, através dos sites www.sct.embrapa.br e www.cnpms.embrapa.br.

Data de Publicação: 20/07/2004

Autor(es): Wilson Tomanik Consulte outros textos deste autor