PAULO FERNANDO CIDADE DE ARAÚJO (✩1932 - †2016)

             Por convite do Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Dr. Rubens de Araújo Dias, que havia sido diretor geral do IEA desde sua criação em 1968, Paulo Cidade foi Diretor Geral da Instituição de 1972 a 1977, tendo em vista sua larga experiência nas áreas de agronomia e economia na agricultura, com ênfase em desenvolvimento econômico e política agrícola, algumas das principais atribuições do Instituto.

 

             Originário da ESALQ/ USP, onde era livre docente, uma de suas características era a de incentivar a formação de capital humano nas instituições de pesquisa e serviços, sem dúvida, o principal valor de uma instituição como o IEA.

 

             Assim que assumiu o cargo de diretor geral, por seu caráter agregador e por sua iniciativa, criou um conselho consultivo com participação dos diretores de divisão e representantes eleitos dos técnicos para que, mediante expressos critérios de mérito e pontuação, todos os funcionários tivessem oportunidade de fazer cursos de aperfeiçoamento  e de pós-graduação em várias faculdades no País e no exterior.

 

            Por diversas ocasiões possibilitou a vinda de professores da Ohio State University (USA) para treinamento de pesquisadores e participação em projetos específicos em trabalhos e estudos no IEA.

 

            Muitos outros pontos de sucesso poderiam ser relatados em seu período como diretor geral, dentre os quais destacam-se: a elaboração pela primeira vez do Prognóstico  Agrícola de São Paulo: safra 1972/73 e do primeiro Prognóstico Centro-Sul do Brasil: safra 1975/76; a participação  no projeto do II PND para o Ministério da Fazenda para algumas das principais cadeias de produção agrícola no Estado de São Paulo;  um acordo permanente de colaboração e assessoria ao Ministério da Agricultura  e orientação de sete teses de Mestrado e Doutorado de pesquisadores do IEA.

 

            Ressalta-se, também, que Paulo Cidade e sua equipe contribuíram para estabelecer e definir o projeto que resultou nas instalações da nova sede da SAA, no Bairro da Água Funda, São Paulo, na década de 1970.

Data de Publicação: 15/12/2016

Autor(es): Instituto de Economia Agrícola (iea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor