Biodiesel na Dinâmica Agroindustrial da Soja

O biodiesel é o mais recente biocombustível vinculado a um sistema agroindustrial a compor a matriz energética brasileira. Em 2016, a produção alcançou 3,8 milhões de metros cúbicos, dos quais o equivalente a 69% é proveniente do óleo de soja, conforme a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)2, 3.

A partir da visão de sistema agroindustrial que se caracteriza pelas relações insumo-produto, como os mercados da soja e derivados4, a produção de biodiesel é o mais novo segmento a demandar o óleo. Inclusive, além das indústrias do ramo energético, a própria indústria de óleos vegetais verticaliza a produção, uma vez que 48% da capacidade das plantas do biocombustível compreende empresas que também processam oleaginosas5.


O sistema agroindustrial da soja a montante da produção agrícola compreende os recursos naturais, tecnologia, pesquisa, extensão e insumos necessários a obtenção da matéria-prima. A jusante tem-se a indústria processadora do grão, produtora de farelo e de óleo. O farelo é o principal componente proteico na fabricação de rações para a avicultura e suinocultura. Por sua vez, o óleo bruto pode ser destinado ao refino para posterior consumo no mercado varejista e/ou às indústrias alimentícias, para exportação e/ou para produção de biodiesel (Figura 1).

A apresentação da distribuição regional da produção agrícola, da indústria de óleos vegetais e da produção de biodiesel contribui para a consideração da dependência do biocombustível em relação ao sistema agroindustrial da soja.

A produção brasileira de soja em grão deve alcançar 108,4 milhões de toneladas em 2017, dos quais 45% são provenientes da região Centro-Oeste. A região Sul ocupa a segunda colocação no ranking nacional com 35%, seguida pelas regiões Nordeste com 9%, Sudeste com 7% e Norte com 4% (Figura 2).

 

A capacidade instalada da indústria de óleos vegetais totaliza 187,3 mil toneladas por dia, com a região Centro-Oeste na liderança, responsável por 42% do total. Seguem-
-­se as regiões Sul com 36%, a Sudeste com 13%, a Nordeste com 6% e a Norte com 3% do total (Figura 2).

Com referência ao biodiesel, a capacidade instalada das plantas industriais no país soma 20,9 mil metros cúbicos por dia e se concentra nas regiões Centro-Oeste e Sul, onde se localizam, em cada uma, o equivalente a 39% do total. Em seguida vêm as regiões Sudeste com 13%, a Nordeste com 6% e a região Norte com 3% (Figura 2). 

O óleo bruto e o farelo de soja são produtos homogêneos, ou seja, com pequenas possibilidades de diferenciação, o que implica a necessidade de redução de custos opera-cionais na produção e comercialização para o aumento da margem de lucro. Esse aspecto justifica a proximidade da indústria de óleos vegetais com a produção agrícola. Nessa estratégia que é prática dos oligopólios, nos quais se insere o processamento de oleaginosas, o acesso à matéria-prima e a economia de escala constituem fatores condicionantes da liderança das empresas6.

Assim, é possível inferir sobre similaridades entre a produção de biodiesel e demais segmentos do sistema agroindustrial da soja. O ramo energético apresenta a mesma concentração regional que a indústria de óleos vegetais, assim como ambos se localizam junto à sojicultura. Ademais, metade da capacidade produtiva do biocombustível compreende empresas de óleos vegetais. Essas características demonstram a existência de integração técnica e de capital adequada às estratégias com vistas ao desenvolvimento do mais novo mercado de biocombustíveis do Brasil.   

 

___________________________________________________________________ 

1Projeto cadastrado no SGP 3630.

 

2AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP. Boletim mensal de biodiesel: matérias-primas utilizadas para produção de biodiesel. Brasília: ANP, jan. 2017. Disponível em: <http://www.anp.gov.br>. Acesso em: mar. 2017.

 

3______. Produção nacional de biodiesel puro: B100. Brasília: ANP, 2017. Disponível em: <http://www.anp.gov.br>. Acesso em: mar. 2017.

 

4MAGALHÃES, L. C. G. de. Soja. In: GASQUES, J. G. et al. (coord.). Competitividade de grãos e de cadeias selecionadas do agribusiness. Brasília: IPEA, 1998, p. 93-144. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br>. Acesso em: out. 2005. (Texto para discussão, n. 538).

 

5AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP. Boletim mensal de biodiesel: plantas de biodiesel autorizadas para operação. Brasília: ANP, jan. 2017. Disponível em: <http://www.anp.gov.br>. Acesso em: mar. 2017.

 

6CASTRO, A. C. Competitividade das indústrias de óleos vegetais. Campinas: UNICAMP, 1996. 128 p. (Estudo da competitividade da indústria brasileira). 

 

Palavras-chave: biodiesel, sistema agroindustrial, soja.

Data de Publicação: 28/03/2017

Autor(es): Marisa Zeferino (marisa.zeferino@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor