Nanotecnologia, sociedade e meio ambiente, em palestra no IEA

            O Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, promove no dia 13 de agosto, às 9h30, a palestra 'Nanotecnologia, sociedade e meio ambiente: perspectivas e desafios', do pesquisador Paulo Roberto Martins, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Martins é sociólogo, com mestrado em desenvolvimento agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutorado em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
            A palestra vai abordar, em primeiro lugar, as características gerais desta nova trajetória tecnológica em termos de áreas das ciências, ou seja, a escala nanométrica em que se dão as pesquisas e o desenvolvimento recente desta ciência e tecnologia no Brasil. A seguir, será dado o panorama internacional do desenvolvimento desta atividade científica nos principais centros produtores (Estados Unidos e União Européia), bem como os principais trabalhos elaborados na perspectiva de apontar os diversos impactos decorrentes da introdução desta trajetória tecnológica.
            Um panorama geral das diversas correntes de interpretação da amplitude e capacidade de a nanotecnologia revolucionar a sociedade será apresentado em termos de curto, médio e longo prazos. A seguir, serão apontadas as principais polêmicas que se encontram no debate internacional acerca da disseminação desta tecnologia e seus impactos sociais e ambientais. Por fim, será apresentada uma reflexão sobre as perspectivas e desafios da nanotecnologia no Brasil.
            Segundo Paulo Martins, a nanotecnologia está sendo apontada como a fonte de uma possível 5ª revolução industrial, o que certamente significará um forte impacto nas sociedades desenvolvidas e em desenvolvimento, bem como no planeta. 'A introdução e disseminação de nova tecnologia carrega consigo seus benefícios e riscos para a sociedade. Configura também a possibilidade de materializar novos segmentos sociais de incluídos e excluídos e a construção de uma ‘nova natureza’ inédita em relação à história recente da humanidade, com repercussões nos ecossistemas naturais deste planeta.'
            A palestra será no auditório do IEA, que fica na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento à Avenida Miguel Stéfano, 3900 – Água Funda, São Paulo, Capital. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Comunicação para a Transferência do Conhecimento (CCTC) do IEA, pelos telefones (11) 5067-0529 e 5067-0531. 
 

Data de Publicação: 10/08/2004

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor