Estudo do IEA premiado pela SOBER

            O artigo 'Economic Efficiency of Agricultural Production in Brazil', do pesquisador do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) José Roberto Vicente, recebeu o prêmio 'Rui Miller Paiva', da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER).
            O pesquisador recebeu o prêmio dia 26 de julho de 2005, em Ribeirão Preto ( SP), durante o XLIII Congresso da SOBER. O prêmio é concedido ao melhor artigo na área de Economia Rural, da Revista de Economia e Sociologia Rural, e foi publicado no vol. 42, número 02, edição abril/junho de 2004.
            O artigo mensurou os níveis de eficiência técnica, alocativa e econômica da produção agrícola brasileira. Os resultados mostraram que, se houvesse eficiência técnica plena, a produção do setor de lavouras seria mais de 30% superior à obtida no ano da análise (1995). Foram constatadas sobreutilização de terra e trabalho e subutilização de fertilizantes e defensivos. Em termos produtivos, São Paulo era o único Estado que operava com eficiência econômica plena.
            O artigo está disponível online no seguinte endereço: http://www.scielo.br/pdf/resr/v42n2/a02v42n2.pdf.

Outros trabalhos na SOBER

            Pesquisadores do IEA apresentaram 17 trabalhos no Congresso da SOBER, no período de 24 a 27 de julho em Ribeirão Preto (SP). Os estudos estão distribuídos em seis áreas do conhecimento, ou seja: Desenvolvimento Territorial e Ruralidade (4 trabalhos); Comércio Exterior (4); Sistemas Agroalimentares e Cadeias Agroindustriais (3); Comercialização, Mercados e Preços Agrícolas (3); Agricultura Familiar (2); Mercado de Trabalho Agrícola (1).
            Já na V Conferência Internacional de Economia e Gestão de Negócios, do Programa de Estudos do Sistema Agroindustrial (PENSA) da Universidade de São Paulo (USP), entre 27 e 29 de julho em Ribeirão Preto (SP), pesquisadores do IEA apresentaram 9 trabalhos, em equipes fruto de parceria com pesquisadores de outras instituições. Os estudos abrangem as seguintes áreas do conhecimento: Análises Financeiras em Agronegócios (1); Responsabilidade Social e Inserção dos Pequenos Produtores (1); Gestão Estratégica da Logística e Transporte (1); Gestão Estratégica dos Sistemas Agroalimentares (1); Tecnologia da Informação (1); Qualidade e Segurança Alimentar (1); Gestão das Cooperativas (1); e Instituições e Regulação Pública (2).

            Para ver a íntegra dos trabalhos apresentados tanto no Congresso da SOBER quanto na Conferência do PENSA, clique aqui.
 
 
 
 

Data de Publicação: 11/08/2005

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor