Armazenagem: Opção em forma de bolsa

          Quando a questão é armazenagem de grãos no Brasil, as opções de estocagem convencional podem fazer a diferença no bolso do produtor. Utilizados em larga escala em alguns países, como Argentina, os silos plásticos estão conquistando espaço nas propriedades brasileiras. Também conhecido como silo-bolsa, o equipamento é considerado uma alternativa interessante para a estocagem de emerg6encia, avalia Denise deckers, superintendente de Armazenagem e Movimentação de Estoques da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
          O Brasil deveria ter uma capacidade estática de armazenamento 20% superior a uma safra de 130 milhões de toneladas, calcula a dirigente da Conab. Porém, a realidade está bem, abaixo do que seria ideal. Atualmente, a Conab estima que os armazéns brasileiros tenham uma capacidade para guardar 103.683.360 toneladas. A boa notícia é que os índices vem aumentando nos últimos anos. Em 2001, a capacidade calculada era de 88.656.200 toneladas.
          Segundo o engenheiro agrícola Daniel Marçal de Queiroz, o ideal seria que o Brasil tivesse uma estrutura de 200 milhões de toneladas. "Além do déficit, muitas unidades estão com equipamentos velhos, necessitando de recuperação", observa Queiroz ( agosto/2005 -
www.agranja.com).

Data de Publicação: 31/08/2005

Autor(es): Juliana Guerra Paes Consulte outros textos deste autor