Governo brasileiro se arma contra o

          A chamada 'bioglobalização' tornou o Brasil altamente vulnerável ao ingresso de novas pragas e doenças no curtíssimo prazo. O movimento global de mercado somado à disseminação de organismos vivos podem trazer ao país novos fungos, bactérias, vírus e ácaros tão devastadores à produção e à economia nacional quanto os focos de febre aftosa de Mato Grosso do Sul.
          Um grupo estratégico coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estima que há cada vez mais riscos de bioterrorismo e agroterrorismo, concentrados, sobretudo, na temida gripe aviária, que já avançou da Ásia para a Europa. O grupo oficial critica a adequação dos controles e a estratégia adotada pelo país para impedir a entrada desses minúsculos inimigos incrustados em pessoas e produtos.
           Especialista em genética e melhoramento de plantas, o agrônomo Afonso Candeira Valois trabalha no grupo com o conceito bastante concreto de segurança biológica. O Brasil está, segundo ele, exposto a pelo menos quatro grandes ameaças na área vegetal - monília do cacaueiro, o besouro asiático, ácaro do arroz e cochonilha rosada - e a outras três doenças na área animal: 'vaca louca', 'cabra louca' e a própria gripe aviária.
           A 'bioglobalização' ameaça a produção nacional com a introdução intencional de pragas e doenças. 'O Brasil é uma ameaça comercial a outros países. Há uma competição feroz e não podemos ser ingênuos nesse jogo', disse Valois ao Valor. 'O cerco vai se fechar ainda mais sobre nós'. Segundo ele, o país vive a 'iminência de novas tragédias econômicas com repercussões sociais' como os focos de aftosa. 'Deus nos livre da gripe aviária'.Ex-chefe-geral da unidade de Recursos Genéticos da Embrapa (1995-1999), Valois lista casos de bioterrorismo e agroterrorismo praticados contra o Brasil e investigados pelo governo ( 18/10/05 - www.valoronline.com.br).

Data de Publicação: 18/10/2005

Autor(es): Juliana Guerra Paes Consulte outros textos deste autor