Pecuária: "Gargalos" em discussão

          O Grupo de Trabalho da Carne Bovina anunciou ontem as principais conclusões das discussões que vem realizando desde abril com objetivo de detectar os pontos de 'estrangulamento' do setor pecuário. De acordo com Sebastião Guedes, presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC), que coordena as reuniões do grupo, os principais pontos levantados estão relacionados à rastreabilidade, medidas mercadológicas para estimular o consumo e à questão sanitária, 'um desmazelo do governo', segundo Guedes.
         O grupo defendeu uma participação mais definida do Ministério da Agricultura para melhorar a eficiência do sistema de defesa sanitária e a inclusão dos Estados do Norte e Nordeste ao Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, para cumprir a meta de livrar a América do Sul da doença. Contudo, o setor privado também foi invocado para o custeio complementar de ações sanitárias, especialmente em vacinação e vigilância.
         Também foram levantados nas reuniões uma maior integração do Sisbov com as secretarias estaduais e medidas para alavancar o consumo no mercado interno, como inclusão de carne na merenda escolar e promoção do consumo de cortes de dianteiro. De acordo com Guedes, as medidas citadas podem elevar a média per capita de consumo anual de 37 quilos para 42 quilos ( 23/11/05 -
www.valoronline.com.br).

Data de Publicação: 23/11/2005

Autor(es): Juliana Guerra Paes Consulte outros textos deste autor