Valor Da Produção Agropecuária Paulista É De R$ 17,35 Bilhões

            O valor da produção agropecuária do Estado de São Paulo foi de R$ 17,35 bilhões em 2001,  com aumento de 10,78% em termos reais (descontada a inflação) em comparação com o ano anterior. Este foi o maior valor e o segundo melhor desempenho relativo dos últimos sete anos (em 1998, o crescimento real foi de 10,85%), segundo estudo do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
            A principal fonte de crescimento do valor total foi o aumento dos preços dos produtos (13,21%), uma vez que a produção apresentou aumento moderado (4,59%). O estudo considerou 46 produtos agropecuários, divididos em cinco grupos: produtos vegetais para indústria (aumento de 22,05% no valor da produção), produtos animais (crescimento de 13,35%), grãos e fibras (acréscimo de 16,86%), olerícolas (mais 1,76%)  e frutas frescas (mais 34,54%).
            “A conjunção de fatores favoráveis, como a conjuntura do mercado externo com a desvalorização acentuada do real em relação ao dólar, resultou em significativas altas de preços de produtos de exportação, como a cana-de-açúcar, a laranja, a carne de frango e a soja. Por outro lado, para alguns produtos, como o milho e o café beneficiado, os resultados foram negativos”, diz o estudo.
            O trabalho foi elaborado pelos pesquisadores Alfredo Tsunechiro, Paulo José Coelho, Denise Viani Caser e Ana Maria Pereira Amaral e pelo estatístico Vagner Azarias Martins.

Data de Publicação: 01/05/2002

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor