Iea Apresenta Nove Trabalhos Em Congresso Da Sober

            O Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, vai apresentar nove trabalhos no XL Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural (SOBER),  que acontecerá nos dias 28 a 31 de julho próximo em Passo Fundo (RS).
            Os pesquisadores Maria Auxiliadora de Carvalho, César Roberto Leite da Silva e Valquíria da Silva vão mostrar que houve ganhos de competitividade, através de grande esforço exportador, da agricultura brasileira devido às relações de troca desfavoráveis ao Brasil na parte do período 1981-2000. Na visão deles, porém, a evolução mais acelerada das importações agrícolas do que a das exportações requer o planejamento de uma política de abertura comercial.
            Em outro estudo, os pesquisadores César Roberto Leite da Silva e Maria Auxiliadora de Carvalho vão mostrar “que, em maior grau, a escolaridade e o associativismo promovido pelo SAI (Sistema Agroindustrial Integrado) estão positivamente associados à adoção de tecnologia, enquanto a área do imóvel está negativamente associada. Em menor grau, influenciam positivamente o associativismo anterior ao SAI e negativamente o domínio da propriedade e a renda obtida fora da propriedade”.
            Pesquisadores do IEA, em conjunto com o presidente da Câmara Setorial de Borracha Natural, Jayme Vazquez Cortez, e técnicos da Cati, estudaram os aspectos sócioeconômicos e agronômicos da cultura da seringueira em Poloni (SP), importante município produtor de látex. Verificaram que a seringueira é uma lavoura estratégica em termos de emprego (principalmente de parceiros) e na fixação de famílias devido à característica predominante de pequenas e médias propriedades.
            Também foram aprovados pela Sober os seguintes trabalhos: “Análise de causalidade de preços no mercado de sardinha pós-Plano Real”, dos pesquisadores Mário Antonio Margarido, Lucio Fagundes e José Roberto Vicente; “Valor do mercado de flores e plantas ornamentais no Estado de São Paulo”, cuja equipe é liderada pela pesquisadora Ikuyo Kiyuna; e “Custos e rentabilidade econômica do plantio direto em sistema de rotação de grãos”, dos pesquisadores Marli Dias Mascarenhas Oliveira e Alceu de Arruda Veiga Filho.
            Outros trabalhos aceitos: “Diagnóstico sócio-econômico e monitoramento das transformações no setor rural – o caso do município de Dourado, Estado de São Paulo”, dos pesquisadores Malimiria Norico Otani, Nelson Batista Martin, Carlos Eduardo Fredo, José Alberto Ângelo e Carlos Paulo Cavasin; “Agricultura familiar e a dinâmica local”, da pesquisadora Yara M. Chagas de Carvalho; e  “Interligação entre tendências alocativas e o valor da produção no setor primário catarinense”, dos pesquisadores Abel Ciro M. Igreja, Sônia Santana Martins e Flávia M. de Mello Bliska.

Data de Publicação: 01/07/2002

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor