Implantado Pólo Regional dos Agronegócios No Vale Do Ribeira

            Pequenos e médios produtores, da região do Vale do Ribeira, receberão todo o suporte necessário para o desenvolvimento de suas atividades agrícolas e de seus negócios por intermédio do Pólo Regional Vale do Ribeira, que foi implantado no dia 10 de setembro, no município de Pariquera-Açu.
          O Pólo Regional de Desenvolvimento Sustentável dos Agronegócios do Vale do Ribeira é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).
            Integram-se ao Pólo os seis Institutos de Pesquisa da APTA - Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia dos Alimentos (ITAL), e o Instituto de Zootecnia (IZ).
            Segundo o diretor do Pólo, Luis Alberto Saes, as principais carências dos produtores do Vale do Ribeira estão na organização de cooperativas e associações; na comercialização de seus produtos; na qualificação da mão de obra; na falta de agilidade nos processos de Licenciamento Ambiental e na regularização das propriedades rurais.
            As atividades do Pólo Regional do Vale do Ribeira estão voltadas para o atendimento ao pequeno e médio produtores rurais e pescadores. Está previsto o incentivo à produção agrícola, à pesca e à maricultura, priorizando a agregação do valor aos produtos. Localizado no sul do Estado, a cerca de 200 quilômetros da capital, o novo pólo favorecerá comunidades instaladas em 25 municípios da região. Além das diversas linhas de pesquisas, o Pólo também oferece ao público cursos, palestras, dias de campos e reuniões técnicas .
            Já estão em funcionamento os pólos do Médio Paranapanema, do Leste Paulista e do Sudoeste Paulista. Até o final do ano, 15 pólos devem estar em plena operação em todo o Estado.

Data de Publicação: 10/09/2002

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor