Revista da cadeia produtiva florestal paulista, agora no site do IEA

            A revista Florestar Estatístico, especializada na divulgação de dados econômicos e socioambientais da cadeia produtiva florestal paulista, está disponível, a partir de agora, neste site. A publicação é produzida pela Fundação Florestal, em parceria com o Fundo Florestar, e tem a participação do IEA.
            O número 14, lançado recentemente, reúne artigos sobre temas como a importância dos pequenos fragmentos florestais, bases para um programa estadual de florestas, mapeamento e quantificação do reflorestamento no Estado e recuperação com espécies nativas. Na área de políticas públicas, traz reportagens sobre o programa de microbacias hidrográficas e fontes de financiamento para projetos florestais.
            Na seção de estatísticas, a revista fornece números sobre a situação florestal no Estado (áreas reflorestadas, cobertura vegetal natural, distribuição da reposição florestal e programa de incentivo à madeira de lei). No capítulo sobre suporte à produção, traz preços de sementes de essências florestais nativas e exóticas, valor da terra nua, custo médio operacional de máquinas agrícolas e custos médios de serviços florestais.
            As informações de mercado abrangem preços médios mensais de madeira e de produtos florestais, preços recebidos pelos produtores de borracha, de plantas medicinais e aromáticas e vários dados sobre celulose e papel.
            Na parte referente a informações técnicas, econômicas e socioambientais, a revista apresenta dados como espécies produzidas por viveiros florestais, relação de madeiras comerciais para reflorestamento (com nomes popular e científico) e legislação sobre florestas no Estado.
            O boletim Florestar Estatístico é destinado aos profissionais da área, servindo como instrumento de suporte técnico e de apoio ao planejamento.
Para acessar a revista, o usuário deve entrar em Produtos ou em Outras publicações na página principal do site do IEA.

Data de Publicação: 22/05/2003

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor