Livro de pesquisador do IEA utilizado em Mestrado da Universidade de Brasília

         A disciplina Gestão do Espaço Agrário Brasileiro do Curso de Mestrado em Geografia da Universidade de Brasília está utilizando o livro Mudar para Manter: Pseudomorfose da Agricultura Brasileira, de autoria do Pesquisador Científico do Instituto de Economia Agrícola José Sidnei Gonçalves. Trata-se de versão impressa em 1999 pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento da Tese de Doutorado do autor, defendida junto o Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP) em 17/10/1997. Nesse trabalho, o autor faz ampla reflexão sobre o sentido e o conteúdo das transformações estruturais da agricultura brasileira.
         O Prof. Dr. Waldir Quadros, orientador da Tese de Doutorado, observa no Prefácio que o livro “apresenta uma criteriosa e abrangente reconstituição das principais interpretações da questão agrária brasileira, e das propostas para sua solução, situando-as no debate político e ideológico em torno dos caminhos do desenvolvimento econômico e social. Entretanto, não se restringe ao âmbito imediato das polêmicas, situando historicamente o problema e apontando as razões decisivas para sua permanência até a atualidade: de um lado, a dominância dos interesses conservadores e patrimonialistas no encaminhamento desta questão e, de outro, as derrotas e debilidades dos defensores da democratização do acesso à terra. Por fim, demonstra circunstanciadamente como este impasse não foi solucionado pela profunda penetração do capitalismo no campo ocorrida nas últimas décadas, que provocou intensa dinamização da agricultura”.
         Pela intensa demanda por exemplares do livro cuja edição se encontra esgotada, o site do IEA disponibiliza a íntegra da publicação para acesso livre. Clique aqui para fazer o download.

 

Data de Publicação: 29/11/2006

Autor(es): José Venâncio De Resende (venancio@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor